Para os espectadores da mítica sitcom Modern Family era como uma segunda família. Ao longo de 11 anos, as divertidas brigas e aventuras dos Dunphy nos acompanharam. Para alguns membros do elenco, esse conforto era real. As crianças praticamente cresceram no set, mas há uma em particular que quase preferia estar lá do que em casa.
Estamos falando de Ariel Winter. A jovem que interpretou Alex na série tem agora 26 anos, mas tinha 4 quando entrou na indústria por obrigação de Crystal Workman, sua mãe. A mulher tinha um único objetivo: tornar sua filha famosa, e quando ela se juntou ao elenco de Modern Family, ela o tinha na palma da mão.
A pressão que Crystal exercia sobre sua filha era extrema. Apesar de ter apenas 12 anos, ela era obcecada com a forma como se vestia e como deveria se comportar. Obcecada também com dinheiro, Crystal até incentivava sua filha a se sexualizar para seus publicitários e agentes para que lhe pagassem mais. "Se naquela idade me tivessem proposto uma cena de nudez, minha mãe concordaria cem por cento", afirmou a própria Ariel anos mais tarde.
Quando cresceu, no entanto, o corpo da adolescente deixou de agradar-lhe. Conforme Winter desenvolvia seios e quadris, sua mãe começou a impor-lhe uma dieta rigorosa que a fazia passar fome todos os dias. Não satisfeita com isso, fazia comentários constantes como "você está gorda" ou "parece uma p*ta".
No set, estavam fartos dela
Tudo isso, é claro, não estava passando despercebido no set de Modern Family. Foi Sharon Sacks, professora da menina no set, que pouco tempo depois de Winter começar a trabalhar com eles, percebeu que havia algo estranho. Mas com o passar das semanas, era tão evidente que não foi preciso dizer nada ao resto da equipe.
Crystal estava presente nas filmagens o tempo todo e dizia-se que vigiava a menina "como um falcão". Às vezes, até fazia comentários discriminatórios em voz alta, coisas como não gostar de suas orelhas ou como ficava determinada roupa. Seus colegas de elenco se tornaram seus aliados e, conhecendo a dieta rigorosa, a equipe iniciou um protocolo para dar-lhe mais comida às escondidas de sua mãe.
Em 2012, a situação era tão grave que chegou o momento de tomar medidas sérias. Foi Sacks quem chamou os serviços sociais e, após analisarem seu caso, Ariel se tornaria independente de sua mãe e começaria a viver com sua irmã mais velha, que já era independente há muitos anos pelo mesmo motivo. Pouco tempo depois, a entrada da mulher no set de filmagem foi proibida.
Forçada a amadurecer antes do tempo, Ariel tem comunicado seu trauma ao longo dos anos de forma estoica. O pior é que não acabou completamente, Crystal ganhou certa fama com a mídia, e em 2017 declarou publicamente que queria uma reconciliação. Não só não pediu perdão, como aproveitou para criticar a imagem pública de sua filha nas redes sociais, dizendo que "gostaria que ela tivesse mais classe": "Ariel está desesperada por atenção. Sinto que é um pedido de socorro da minha filha".
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!