Desde o primeiro episódio de Lost, o Monstro da Fumaça é um dos maiores mistérios da série. Sua primeira aparição acorda os sobreviventes do voo 815 no meio da noite, causando o movimento de árvores e ruídos estranhos.
Os poderes do Monstro da Fumaça
Além de possuir os corpos de pessoas que morreram na ilha, a fumaça também consegue - como vimos no episódio 12 da 5ª temporada, com a possessão de John Locke - que a misteriosa entidade pode pular de uma forma para outra muito rapidamente.
Isso explica as aparições surpreendentes de personagens oficialmente mortos que voltamos a ver ao longo da série - e que parecem muito vivos, como Christian Shephard, pai de Jack.
A fumaça também é extremamente poderosa, imortal e pode devastar uma vila e seus habitantes num piscar de olhos, e só uma barreira sônica pode detê-la.
De onde vem o Monstro da Fumaça?
Seus segredos são revelados bem tarde na série. Aprendemos o que é o estranho fenômeno no episódio 15 da 6ª temporada, o último da série - que conta as origens de Jacob e seu irmão, que foram criados por uma jovem misteriosa após o assassinato de sua mãe biológica.
Ao longo dos anos, o irmão de Jacob se dedica a encontrar a fonte de luz no coração da ilha: um poder eletromagnético capaz, segundo sua mãe adotiva, de realizar milagres - e ele quer usá-la para sair da ilha.
Quando ele está prestes a conseguir, a mãe o agride e mata as pessoas que estavam com ele. Furioso, o “Homem de Preto” - como os fãs o apelidaram, já que seu primeiro nome nunca é pronunciado - mata a mãe e, para puni-lo, Jacob o joga na fonte de luz, liberando a familiar fumaça preta pontilhada de raios que vemos desde o início da série.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!