Há 32 anos, a minissérie Anos Rebeldes estreava na TV Globo. Com 20 capítulos, a trama –escrita por Gilberto Braga, em parceria com Sérgio Marques, Ricardo Linhares e Ângela Carneiro – foi inspirada livremente nos livros 1968: O Ano Que Não Terminou, de Zuenir Ventura, e Os Carbonários, de Alfredo Sirkis.
A produção, que marcou época, gira em torno do romance entre dois protagonistas de pensamentos e realidades bem diferentes, interpretados por Malu Mader e Cássio Gabus Mendes. Ambientada no Rio de Janeiro, entre os anos de 1964 e 1979, seu foco central era o período de luta contra a Ditadura Militar no Brasil.
A direção geral ficou a cargo de Dennis Carvalho, um nome de peso na Globo, responsável por sucessos que marcaram a história da emissora, como Selva de Pedra e Vale Tudo. O diretor também é conhecido por, de certa forma, não levar desaforo para casa (vale mencionar uma situação que envolveu a atriz Ana Paula Arósio).
Anos Rebeldes: Diretor e atriz ficaram sem se falar após climão nos bastidores
E foi justamente um momento "sem papas na língua" que acabou colocando Dennis em maus lençóis com a atriz Malu Mader. Em uma das gravações de Anos Rebeldes, enquanto comandava uma cena na suíte de TV, o diretor reclamou com um técnico através dos fones de comunicação da equipe: "A Malu (Mader) é muito chata, fala demais.”
Acontece que Malu também estava usando um dos fones e ouviu o comentário de Dennis – e, claro, ficou bastante chateada com a situação. Tanto que os dois passaram uma semana inteira sem se falar, como reportado pela Veja Rio em 2017.
Hoje em dia, porém, Malu já superou o ocorrido e deixou as mágoas no passado, destacando (também de acordo com a Veja Rio) que o diretor “me levou para a TV e sempre foi determinante na minha carreira.”
Briga entre atriz e diretor levou personagem a um fim trágico antes da hora: Novela retorna após 29 anos sem reprise!Foi Dennis Carvalho quem descobriu Malu Mader, quando ela ainda fazia o prestigiado curso de atuação no Teatro Tablado. O primeiro trabalho dois dois juntos – e a estreia de Malu na TV – foi na novela Eu Prometo (1983), de Janete Clair.
Depois disso, além de Anos Rebeldes, os dois estenderam sua parceria em outras produções da TV Globo, como Celebridade (2003), A Justiceira (1997), Labirinto (1998) e Sangue Bom (2013).
Relembre a trama de Anos Rebeldes
Estudantes do mesmo colégio, Maria Lúcia (Malu Mader) e João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) se apaixonam. O jovem é bastante engajado na militância política; a moça, por outro lado, não tem nenhum interesse nas questões sociais - diferente de seu pai, um jornalista do renomado e membro do Partido Comunista.
Maria Lúcia tenta lutar contra a paixão, e o relacionamento sofre com as crenças tão diferentes entre os dois. Além disso, ainda há uma terceira pessoa na história: Edgar (Marcelo Serrado), melhor amigo de João Alfredo, também fica encantado pela moça.
Eventualmente, João e Maria Lúcia são separados pela vida, mas um reencontro anos depois pode significar uma nova chance ao amor.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!