Recuperar-se do fim de um fenômeno de massa tão importante e bem-sucedido como Game of Thrones não foi exatamente fácil para a HBO. Ao longo dos anos, a emissora tentou emplacar diversas produções vistas como a substituta perfeita para a série criada por George R.R. Martin, e achou que conseguiria alcançar o feito com Confederate.
O QUE FOI CONFEDERATE?
Apesar de não ter uma trama ocupando o mesmo gênero de Game of Thrones, a série Confederate foi considerada a herdeira de GoT por um importante motivo: ela também foi criada por David Benioff e D.B. Weiss. Desenvolvida em 2019, a obra chegou a alimentar o sonho de sucessão da HBO, mas o anseio durou pouco tempo.
A trama apresentaria uma realidade onde os estados do Sul venceram a Guerra Civil norte-americana, tornando a escravidão um movimento legalizado. Desta forma, combatentes pela liberdade, caçadores de escravos, políticos, abolicionistas, jornalistas, executivos de um conglomerado de escravos e famílias de pessoas escravizadas digladiariam por seus interesses, criando uma espécie de Terceira Guerra Civil.
Depois de 9 anos, esta aventura de fantasia do autor de Game of Thrones revela as primeiras imagensA SÉRIE FOI ENVOLVIDA EM POLÊMICAS
Apesar da animação da HBO, antes mesmo da estreia, uma considerável quantidade de manifestantes achou absurda a ideia de explorar uma realidade onde a escravidão era legal, criticando também o fato de o roteiro ter sido idealizado por pessoas brancas. A jornalista e ativista, April Reign, observou que Game of Thrones em momento algum apresentou recortes de diversidade negra em seu enredo, argumentando que Benioff e Weiss não teriam credibilidade para escrever uma série com um assunto racial tão delicado como Confederate.
A HBO respondeu aos protestos com a afirmação de que tinha fé na capacidade dos showrunners de abordar o assunto com o cuidado e sensibilidade adequados, mas os ativistas não compraram o argumento. Após milhares de opiniões contrárias na internet, Confederate foi engavetada em meados de 2020 antes mesmo de ir ao ar, dando fim ao sonho da companhia de substituir Game of Thrones.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!