A 1º temporada da série spin-off de Cidade de Deus chegou ao fim neste último domingo (29), já com uma segunda parcela em pleno processo de produção. Contando com uma recepção positiva do público e da crítica, a série derivada se passa vinte anos depois dos acontecimentos do longa-metragem, no começo dos anos 2000, e trouxe o retorno de personagens célebres, como Buscapé (Alexandre Rodrigues).
Buscapé, agora um respeitado fotojornalista conhecido por Wilson, vivencia um final de temporada dramático - e que pode render alguns novos enredos para a 2º temporada. A partir daqui, você encontrará spoilers do sexto e último episódio da 1º temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para.
Buscapé morre?
Nos momentos finais do episódio, acompanhamos as comemorações da comunidade, ao eleger sua primeira vereadora, Berenice, personagem de Roberta Rodrigues. Em contrapartida, Lígia (Eli Ferreira), repórter e parceira profissional de Buscapé, se despede da Cidade de Deus e dos amigos que fez, para encontrar segurança de volta à seu trabalho na Espanha.
A apuração da dupla ajudou, nos episódios anteriores, a expor para a sociedade carioca a relação sórdida entre o governo, as milícias, e até mesmo o tráfico. Todavia, os jornalistas usaram de métodos arriscados, e também ficaram muito expostos, sobretudo, aos olhos do miliciano vivido por Otavio Linhares.
Em uma das cenas finais, Buscapé se propõe e levar Lígia de carro até o aeroporto. Destino este que, infelizmente, Lígia nunca chegará. O carro sofre uma emboscada e ambos sofrem um atentado violento. Lígia é atingida, e assistimos Buscapé aos prantos, com o corpo da amiga nos braços. E o fotojornalista se torna, assim, sobrevivente. E mais uma vez, testemunha da violência.
Assisti aos primeiros episódios de Cidade de Deus: A Luta Não Para e mudei de opinião sobre spin-offsQual será a história da 2ª temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para?
A Max anunciou a 2º temporada da série nacional, apenas 5 dias após o primeiro episódio estrear na plataforma. Produzida pela 02 Filmes, os produtores responsáveis pelo projeto original da HBO são Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles. Aly Muritiba, por sua vez, é quem assina a direção geral.
“Frente ao sucesso entre a crítica especializada e o público geral, a próxima etapa da história já está garantida, ainda sem previsão de data de lançamento, mostrando a força das histórias nacionais e temas que quebram barreiras globais” diz o comunicado da HBO à imprensa.
No entanto, ainda não é possível dizer quais temas serão abordados na nova temporada. Podemos esperar pela sequência da atuação política de Berenice, e agora, com a ausência do traficante Bradock (Thiago Martins) e seus soldados, o enfrentamento a este "novo" inimigo da população da Cidade de Deus: a milícia.
Todos os seis episódios da 1ª temporada de Cidade de Deus: A Luta Não Para estão disponíveis na MAX.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!