Muitas gente pensa, de forma equivocada, que o primeiro nu masculino da televisão brasileira aconteceu em O Astro (1977), com Tony Ramos interpretando Márcio Hayalla. A própria TV Globo costuma reproduzir essa informação, mas, se voltarmos um pouquinho ao passado, veremos que dois anos antes outro ator já havia vestido (ou tirado!) essa "camisa". Ficou meio confuso? Calma que o AdoroCinema te explica tudo!
De quem foi primeiro nu masculino da TV brasileira?
Em 1975, o saudoso Pedro Paulo Rangel protagonizou uma cena icônica na primeira versão da novela Gabriela, onde apareceu completamente nu em uma sequência ousada para os padrões da época. Na trama, seu personagem, Juca Viana, e sua amante, Chiquinha (Cidinha Milan), foram jogados peladões na rua após serem flagrados pelo marido dela!
Embora o momento tenha sido histórico, o enquadramento foi feito à distância; um truque que permitiu à cena escapar da censura imposta pelo regime militar. Sim, a gente não pode esquecer que, nessa época, as cenas de nudez eram supervisionadas de perto, e qualquer sinal de pele a mais precisava passar pelo crivo dos censores.
Tony Ramos ficou completamente nu dois anos depois
Já Tony Ramos, em 1977, chocou o público ao protagonizar o famoso nu na novela O Astro. Seu personagem, Márcio Hayalla, renunciava à fortuna da família em um momento dramático da trama, tirando a roupa na frente do pai, Salomão Hayalla (Dionísio Azevedo). Essa cena, no entanto, também foi estrategicamente "escondida" – o nu foi disfarçado por objetos de cena, como vasos e móveis, deixando o público imaginar mais do que realmente era mostrado.
Tony é até hoje lembrado por muitas pessoas como o primeiro "peladão" da TV brasileira, como Pedro Bial destacou no programa Conversa com Bial em 2018. "Será que o vovô vai mostrar para os netos um dia que fez o primeiro nu masculino da história da televisão brasileira?", questionou o comunicador, quando falou sobre os familiares do ator. "Nu em pelo! E bota pelo nisso!", descontraiu ainda o jornalista.
"Não é confortável ficar nu. Noventa por cento dos colegas, se forem sinceros, vão dizer que não é. Invade a privacidade. Era uma época difícil, mas dona Janete Clair [autora] e o Daniel Filho [diretor] negociaram com a censura: 'Essa personagem vai fazer um voto a São Francisco de Assis, renunciando ao dinheiro do pai, inclusive a roupa do corpo que o dinheiro do pai compra'. Foi uma cena iconográfica", expressou Ramos ao O Globo.
Teve peladão em abertura de novela!
Outro nu masculino que causou burburinho na TV foi o do modelo Vinicius Manne, que "colocou o bumbum pra jogo" na icônica abertura da novela Brega & Chique, em 1987. Apesar de aparecer por pouquíssimos segundos, a Censura Federal exigiu que a nudez do jovem fosse escondida com uma folha de parreira. A Globo atendeu à solicitação, mas, após muitas discussões, a abertura original acabou sendo liberada para o público.
Thiago Fragoso exibiu bumbum nu e cru
Em 2011, com o remake de O Astro, Thiago Fragoso ficou encarregado de interpretar o mesmo papel de Tony Ramos. Diferentemente do veterano, o ator expôs o bumbum de forma explícita, gerando diversos comentários nas redes sociais. Outra época, não é, minha gente?
De lá para cá, muitos outros galãs apareceram peladões na telinha, incluindo Chay Suede em Travessia; Caio Castro e Nicolas Prattes em Todas as Flores; Rodrigo Lombardi e Reynaldo Gianecchini em Verdades Secretas; Gabriel Vieira em Verdades Secretas 2; e, mais recentemente, Xamã, no remake de Renascer.
Como a TV também é feita de lendas, quem sabe daqui a alguns anos não acabemos encontrando outro pioneiro que ainda está escondido nos arquivos da televisão brasileira?