Avenida Brasil, Senhora do Destino, Chocolate com Pimenta – o que não falta na Globo são novelas icônicas. Mas, claro, isso não significa necessariamente que todas elas fizeram um sucesso estrondoso com a audiência. Alguns títulos podem não ter conquistado um público tão grande na época, mas ficaram eternamente marcados na história da emissora.
E quando falamos de folhetins que, além de inesquecíveis, alcançaram níveis altíssimos de audiência, é quase automático lembrar de Roque Santeiro. A novela é considerada um sucesso absoluto na história da emissora, sendo frequentemente citada por algumas fontes como a campeã de audiência de todos os tempos na Globo. Mas há controvérsias...
Isso porque, de acordo com Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho), ex-chefão da emissora, a líder suprema de audiência na história da Globo é, na verdade... Tieta! A informação foi pontuada na autobiografia O Lado B de Boni, publicada em julho deste ano pela Editora Best Seller.
“Roque Santeiro foi a segunda novela de maior audiência da história da televisão, atrás apenas de Tieta. No entanto, o capítulo final de Roque alcançou 100% de audiência, ou seja, quem estava com a televisão ligada, estava na Globo”, escreveu Boni em um dos trechos do livro.
Aguinaldo Silva, entretanto, discorda. Em 2009, o autor publicou em seu blog uma lista dos folhetins com os maiores índices de audiência. Ele teria descrito, conforme reportado pelo Na Telinha, do UOL, uma média de 67 pontos no Ibope para Roque Santeiro, e 63 para Tieta. Vale lembrar que Aguinaldo participou como criador das duas obras.
Além de Roque Santeiro e Tieta: As novelas de maior audiência da Globo
Mesmo sem a certeza definitiva de quem ganha, é um fato que Roque Santeiro e Tieta são as duas campeãs da emissora. Mas quais os outros títulos desse ranking? Confira, abaixo, a lista divulgada por Aguinaldo Silva com as 10 novelas de maior audiência da Globo:
- 1º - Roque Santeiro (1985 - 1986) - 67 pontos no Ibope;
- 2º - Tieta (1989 - 1990) - 63 pontos;
- 3º - O Salvador da Pátria (1989) - 62 pontos;
- 4º - Renascer (1993) - 60 pontos;
- 5º - Rainha da Sucata (1990) - 59 pontos;
- 6º - Pedra Sobre Pedra (1992) - 57 pontos;
- 7º - Fera Ferida (1993 - 1994) - 56 pontos;
- 8º - Vale Tudo (1988 - 1989) - 56 pontos;
- 9º - O Rei do Gado (1996 - 1997) - 52 pontos;
- 10º - De Corpo e Alma (1992 - 1993) - 52 pontos.
Relembre as tramas de Roque Santeiro e Tieta
Adaptando o romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, Tieta começa com a personagem-título (interpretada por Claudia Ohana) sendo expulsa de sua cidade natal pelo pai conservador, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), que se irrita com o comportamento desinibido da moça. Anos depois, Tieta (agora interpretada por Betty Faria) volta à cidadezinha para se vingar daqueles que a destrataram.
Já em Roque Santeiro, somos levados à cidade fictícia de Asa Branca, lar de uma série de supostos milagres realizados pelo personagem-título (José Wilker), artesão que morreu como mártir ao defender o local contra o cruel bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro). Mas a população é surpreendida quando o homem reaparece vivíssimo 17 anos depois, pronto para contestar o poder das autoridades locais.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!