Minha conta
    "É interessante que ele se pronunciou sem ver a série": Produtor Ryan Murphy responde críticas dos irmãos Menendez, novo foco da antologia Monstros
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Conhecido por comandar séries como Glee e American Horror Story, o produtor não curtiu a indignação do verdadeiro Erik Menendez.

    Seguindo os passos de sua primeira temporada, a antologia de Ryan Murphy encontrou um novo sucesso em Monstros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais. O drama reconta os assassinatos de José e Kitty Menendez, cometidos por seus dois filhos, Erik e Lyle Menendez, no final dos anos 1980. Porém, também assim como sua antecessora, a nova fase da série encontrou grandes críticos ao longo do caminho. Inclusive, um de seus protagonistas.

    Qual foi a crítica de Erik Menendez para Monstros?

    A série Monstros conta a história real dos irmãos Lyle e Erik Menendez, que assassinaram seus pais na mansão da família em Beverly Hills. Os jovens usaram armas de fogo e, em seguida, ligaram para a emergência, fingindo ter encontrado os corpos. Durante a investigação, os irmãos alegaram legítima defesa, afirmando que sofreram anos de abuso físico e emocional.

    Os irmãos Erik e Lyle Menendez em seu julgamento Getty Images
    Os irmãos Erik e Lyle Menendez em seu julgamento

    Um dia após o lançamento do show, Erik lançou um comunicado através de sua esposa, condenando a forma como sua história foi contada no show da Netflix, principalmente a forma como os abusos supostamente sofridos pelos irmãos foram retratados:

    "É com o coração pesado que digo isso: acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para agir dessa forma sem má intenção. É triste para mim saber que o retrato desonesto da Netflix das tragédias que envolvem o nosso crime fez a verdade retroceder vários passos – regressando a uma época em que a acusação construiu uma narrativa baseada na crença de que os homens não foram abusados ​​sexualmente e que os homens vivenciam traumas relacionados ao estupro de maneira diferente das mulheres."

    Ryan Murphy responde às críticas de Erik Menendez

    Por sua vez, o produtor Ryan Murphy - também conhecido por diversas outras séries como Glee e American Horror Story - também decidiu se pronunciar publicamente, lamentando a visão de Erik sobre o show. Por mais que ele tenha simpatia por considerar que deve ser difícil alguém ver sua própria história retratada nas telas, o executivo de Hollywood não concorda com o criminoso em entrevista ao Entertainment Tonight:

    Acho interessante que ele tenha emitido um comunicado sem ter visto o programa. O que eu acho interessante, que ele não menciona em sua citação, é que se você assistir ao programa, eu diria que 60-65 por cento do nosso programa, nos roteiros e na forma do filme, gira em torno do abuso e o que eles afirmam que aconteceu com eles. E fazemos isso com muito cuidado.

    Murphy completou dizendo que o objetivo de Monstros é abordar todos os pontos de vista dos envolvidos no caso, inclusive jornalistas, advogados e até mesmo as pessoas assassinadas. "Nesta época em que as pessoas podem realmente falar sobre abuso sexual, falar sobre isso, escrever sobre isso e escrever sobre todos os pontos de vista pode ser controverso. Havia quatro pessoas envolvidas nisso – duas delas estão mortas. E os pais? Tínhamos a obrigação, como contadores de histórias, de também tentar apresentar a perspectiva deles com base em nossa pesquisa, o que fizemos."

    Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais
    Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais
    Data de lançamento 2024-09-19 | min
    Séries : Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais
    Com Cooper Koch, Nicholas Alexander Chavez, Javier Bardem
    Usuários
    3,9
    Assistir em streaming

    Curiosamente (ou não), a Netflix também vai lançar uma série documental contando o caso a partir da versão contada pelos irmãos. The Menendez Brothers estreia em 7 de outubro.

    Por sua vez, essa não é a primeira vez que Ryan Murphy faz séries sobre crimes reais - basta ver as três temporadas de American Crime Story (disponíveis no Disney+) ou a novata American Sports Story, ainda inédita no Brasil.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top