Trinta e cinco anos após sua estreia na TV Globo, Tieta foi adicionada ao catálogo do Globoplay no último mês de setembro, em seu formato original. Inspirada na obra de Jorge Amado, Tieta do Agreste (1976), a novela ousou tocar em temas tabus e quebrou muitos preconceitos, sendo lembrada até hoje por sua ousadia e, claro, pelos personagens inesquecíveis. A seguir, relembre os atores principais de Tieta e veja como estão hoje em dia:
Tieta - Betty Faria
Interpretada por Claudia Ohana na fase jovem, a protagonista é vivida por Betty Faria, que incorpora brilhantemente a bonita, sensual e poderosa Tieta. Expulsa de casa por seu comportamento progressista, retorna à sua conservadora cidade natal depois de adulta para se vingar da hipocrisia daqueles que a prejudicaram.
Na época, a atriz já havia passado por inúmeras novelas e, desde então, seguiu com papéis de destaque na TV Globo, como a Juíza Mirandinha de A Indomada (1997), Laura de Pé na Jaca (2006) e Elvirinha de A Força do Querer (2017). Longe das novelas há alguns anos, Betty retornou ao gênero na atual trama das sete, Volta por Cima, como Belisa.
Não foi Roque Santeiro? Para o ex-chefão da Globo, a novela com a maior audiência da história é outra obra-primaPerpétua - Joana Fomm
Vilã que ficou eternizada na teledramaturgia brasileira, Perpétua é uma falsa cristã frustrada e irmã mais velha de Tieta, a quem odeia. Sempre buscando tirar vantagens, comete todos os pecados capitais usando como argumento a defesa da família.
Na época, a veterana Joana Fomm já estava na telinha há um bom tempo e seguiu atuando em novelas, no teatro e no cinema. Alguns papéis desde Tieta incluem Carmem Maura em Vamp (1991), Salustiana Tiribiçá em Fera Ferida (1993), Caridad em Kubanacan (2003), Odete em Boogie Oogie (2014) e Irmã Graça na série Sob Pressão (2017), todos da TV Globo. Sua atuação mais recente foi no filme Fervo, de 2022, interpretando a Morte.
Ricardo - Cássio Gabus Mendes
Filho de Perpétua e sobrinho de Tieta, foi prometido à Igreja pela mãe. Tímido, mas leve, o jovem seminarista procura não cair em tentação, mas é um romântico. Acaba se envolvendo com a protagonista, sua tia, chocando toda a família.
Além de papéis na TV Globo, como Franchico em Tropicaliente (1994), Klebber em Insensato Coração (2011), Afonso em Éramos Seis (2019) e Luís Felipe em Todas as Flores (2022), Cássio Gabus Mendes também participou de inúmeros filmes, incluindo Trair e Coçar é Só Começar (2006) e Se Eu Fosse Você 2 (2009). Seu papel mais recente em novelas foi o Dr. Roberto Bastos em Elas por Elas (2023).
Elisa - Tássia Camargo
A irmã mais nova de Tieta e Perpétua é filha de Tonha (Yoná Magalhães) e uma garota sonhadora. Tem fantasias românticas e eróticas com atores de fotonovelas e artistas da TV. Leva uma vida sexual frustrada com o marido, Timóteo (Paulo Betti), que só faz com ela o trivial, apesar da fama da época de solteiro.
Após Tieta, Tássia Camargo teve outros papéis de destaque, como Marina da Glória na Escolinha do Professor Raimundo (1990-91), Maria Bataglia em Quatro por Quatro (1994) e Joana em O Cravo e a Rosa (2000), da TV Globo. Em 2006, ganhou o Troféu Imprensa pela atuação como Lucília de Vidas Opostas, da Record. Hoje vivendo em Portugal, continua trabalhando como atriz, produtora e cineasta.
Timóteo - Paulo Betti
O marido de Elisa é dono de uma loja de tecidos, herdada do pai. Badalado quando solteiro, tornou-se monogâmico com o casamento e sente as consequências na pele: ficou fraco do estômago e tem desmaios em situações críticas.
Paulo Betti se consagrou na profissão e continua ativo trabalhando como ator e diretor. Alguns de seus papéis na telinha foram o Detetive Olavo de A Próxima Vítima (1995), Delegado Renciso Figueira de Hilda Furacão (1998), Téo Pereira de Império (2014) e, mais recentemente, Prefeito Anselmo Evaristo de Amor Perfeito (2023).
No cinema, fez Carlos Lamarca em Zuzu Angel (2006), Nogueira em A Mulher Invisível (2009) e Getúlio Vargas em Chatô, o Rei do Brasil (2015).
Osnar - José Mayer
Solteiro cobiçado, ele tem a fama de bem-dotado e uma fila de mulheres atrás dele querendo ver para crer. É dono de terras e cabras e, apesar de ter estudado, é preguiçoso.
Embora consagrado, José Mayer lidou com polêmicas que abalaram sua carreira artística. Após papéis como Pedro de Laços de Família (2000), Fernando da minissérie Presença de Anita (2001), o médico César de Mulheres Apaixonadas (2003) e Pereirinha de Fina Estampa (2011), todos da TV Globo, acusações de assédio sexual em 2017 levaram à sua demissão, afastando-o da dramaturgia. Hoje, vive a maior parte do tempo em seu sítio.
Cupertino (Peto) - Danton Mello
O filho mais novo de Perpétua e irmão de Ricardo é o típico garoto levado e masculinizado, sempre louco para flagrar mulheres em momentos de intimidade.
De lá para cá, Danton Mello teve inúmeros papéis em novelas, séries, peças e filmes, com destaque para Héricles de Malhação (TV Globo, 1995), Adriano de Torre de Babel (TV Globo, 1998), Eduardo de Jamais Te Esquecerei (SBT, 2003), Rodolfo de Sinhá Moça (TV Globo, 2006), Cícero de I Love Paraisópolis (TV Globo, 2015) e Matheus de Um Lugar ao Sol (TV Globo, 2021). Também chegou a ser apresentador do Globo Ecologia entre 1997 e 1999.
Atores de Tieta que já nos deixaram
Infelizmente, muitos atores de Tieta já faleceram. Entre eles estão Sebastião Vasconcellos , Yoná Magalhães. Cláudia Magno, Marcos Paulo, Armando Bógus, Cláudio Corrêa e Castro, Paulo José, Elias Gleizer e Françoise Forton.
Os capítulos de Tieta, que foi ao ar originalmente de 1989 a 1990, estão disponíveis no Globoplay para você matar a saudade deste novelão!