Cada vez são menos as séries transmitidas pelas redes de televisão dos Estados Unidos que conseguem ter uma longa trajetória. É verdade que ainda temos grandes veteranas como NCIS ou Grey's Anatomy, mas encontrar sucessos durante a era do streaming está sendo muito mais complicado. Um dos que ninguém discute é o de The Rookie, uma série que se viu envolvida em polêmica durante seus primórdios quando uma atriz a abandonou após ter denunciado ser assediada sexualmente e ser ignorada por seu criador.
Os fãs de The Rookie provavelmente já se lembram que a atriz em questão é Afton Williamson, que interpretou Talia Bishop durante a 1ª temporada da série. A verdade é que se contava com seu retorno para a segunda, mas a intérprete também vista em Banshee e Shades of Blue decidiu abandonar o barco após todos os problemas que teve que enfrentar durante a primeira temporada.
Uma polêmica amarga
Inicialmente, comentou-se que sua saída de The Rookie havia sido feita de forma amigável, mas não demorou muito para que viesse à tona os detalhes sórdidos que a levaram a dizer basta. Ela mesma explicou o que aconteceu em uma publicação no Instagram:
Não voltarei para a 2ª temporada de The Rookie. Tenho que compartilhar a verdade com vocês, meus fãs. Durante as filmagens do episódio piloto, sofri discriminação racial/comentários racistas inapropriados por parte do departamento de cabelos e assédio por parte dos produtores executivos. Durante a temporada, o assédio sexual por parte de uma estrela convidada, Demetrius Grosse, continuou, e os comentários racistas e a intimidação por parte da chefe do departamento de cabelos, Sally Ciganovich, transformaram-se em agressão sexual em nossa festa de despedida. Ciganovich foi demitida SOMENTE após a agressão sexual e NÃO por um ano inteiro de racismo e assédio dentro e fora do setor de cabelo e maquiagem.
O protocolo de RH nunca foi seguido após as denúncias que fiz ao meu Showrunner/EP e nenhuma investigação foi aberta sobre minhas alegações. A única vez que me pediram para participar de uma investigação foi depois de uma reunião que convoquei em junho, após o anúncio da 2ª temporada. Ficou claro para todos os presentes na reunião que o showrunner não havia compartilhado meus relatos com nenhum dos produtores. Após minha denúncia inicial de assédio sexual, garantiram-me que Grosse seria demitido. Também me pediram para filmar com ele no dia seguinte, como cortesia ao roteiro, embora ainda não tivéssemos começado a filmar o episódio. Grosse reapareceu em nossa lista de chamadas no final da temporada, e eu até fui escalada para cenas com ele.
Perguntei ao showrunner sobre isso e ele admitiu que Grosse não havia sido demitido ou envolvido com o RH. Pediram-me para voltar nesta temporada e me prometeram que 'tudo estava sob controle'. A investigação ainda não havia começado e a 2ª temporada já havia começado a ser filmada. Recusei e fui embora. Agora é o melhor momento do mundo para ser mulher e eu tenho uma plataforma, então é hora de usar minha voz. A força vem de dentro. Ela vem do Alto. 'Maior é aquele que está dentro de mim do que aquele que está no mundo'.
A ABC, a rede em que The Rookie é transmitida, exigiu que a produtora Entertainment One iniciasse uma investigação para esclarecer o que aconteceu. Como esperado, todos os envolvidos negaram as acusações de Williamson e a investigação realizada pela empresa EXTTI concluiu que não havia como provar o que a atriz alegou e que não havia nada que sustentasse sua versão dos fatos. Isso levou a produtora a emitir a seguinte declaração:
"Concluímos que os indivíduos identificados nas alegações da Sra. Williamson não se envolveram em comportamento ilegal ou inadequado no local de trabalho. Também concluímos que os produtores executivos, incluindo o showrunner Alexi Hawley, trataram dos assuntos de que tomaram conhecimento prontamente e de maneira justa e razoável. Lamentamos que o tempo que a Sra. Williamson passou no programa não tenha sido positivo para ela e respeitamos sua decisão de seguir para outros projetos".
Em vez de se conformar com o que ela mesma considerava uma injustiça, Williamson rebateu com outra mensagem em sua conta no Instagram, na qual dizia:
"O que mais me entristece é que as medidas tomadas para enganar, mentir e esconder a verdade foram muito maiores do que aquelas tomadas para proteger e manter um ambiente de trabalho seguro para os funcionários. É de partir o coração para todos os presentes e passados naquele set. E para todos os atores que enfrentam assédio, discriminação, agressão e injustiça. Como mulher negra, artista e atriz, em 2019, falar a verdade, me defender e sair de um ambiente de trabalho inseguro mudou as coisas para muitas pessoas: Mulheres negras, artistas, atores, vítimas e sobreviventes de injustiça e discriminação; isso deu esperança e uma promessa de que as coisas mudarão; que as coisas ESTÃO MUDANDO".
"E isso não é em vão. Minha oração é que cheguemos a um ponto neste setor em que não falemos apenas sobre isso em reuniões obrigatórias de duas horas. Mas que cumpramos as promessas feitas a todos em cada set de filmagem, realizando incansavelmente seus sonhos com paixão e dedicação. Para ser a mudança que quero ver, continuarei a trabalhar para que o elenco e a equipe finalmente vejam que as palavras se alinham com os atos. Temos que fazer melhor como setor. É só conversa até que você realmente faça algo".
A atriz desapareceu completamente das redes sociais e também não filmou nenhum filme ou série desde então. Por sua vez, The Rookie seguiu em frente sem mais contratempos e em breve estreará sua 7ª temporada. Tudo indica que nunca saberemos se foi cometida ou não uma injustiça com Williamson.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!