O ano é 1947 e você é enfermeira de um hospital psiquiátrico em que homossexuais são tratados com lobotomias e onde casos clínicos e traumas pessoais ditam o tom dos pacientes. É nesse contexto que acontece Ratched, minissérie da Netflix criada por Ryan Murphy – nome por trás de outros sucessos como American Horror Story e Dahmer: Um Canibal Americano.
Ratched: A minissérie sobre a origem de um personagem inesquecível
Em 1947, Mildred (Sarah Paulson) chega ao norte da Califórnia para trabalhar em um importante hospital psiquiátrico, onde estão sendo realizados experimentos perturbadores na mente humana. Em missão clandestina, a protagonista sempre se apresenta com a imagem perfeita que se esperaria de uma enfermeira exemplar, mas é claro que o buraco é bem mais embaixo.
À medida que o tempo passa e ela se envolve no sistema de saúde mental – e com quem o administra –, a aparência elegante de Mildred acaba revelando um lado mais sombrio, com a ideia de que os verdadeiros monstros não nascem: eles são criados.
A enfermeira interpretada por Sarah Paulson é uma criação de Evan Romansky que se inspirou na personagem mítica de Um Estranho no Ninho, interpretada por Louise Fletcher no clássico filme de Jack Nicholson. O toque de Ryan Murphy vem principalmente no estilo marcante e nas reviravoltas inesperadas que marcam sua obra.
Assim, Ratched faz uma homenagem ao filmes noir e ao terror psicológico dos anos 40 e 50, com referências a ícones como Psicose. Ao explorar o nascimento de um vilão, a série investiga as raízes do trauma e da violência, debatendo como experiências de infância podem moldar uma pessoa.
Para quem de histórias sombrias, terror psicológico e de produções em que a própria estética também é personagem, esta é a maratona perfeita que você provavelmente ainda não fez!
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!