O ator James Gandolfini foi parte fundamental do sucesso de Família Soprano, a série clássica desenvolvida pela HBO entre 1997 e 2007. O aclamado ator foi celebrado por seu papel como Tony Soprano em diversas ocasiões, ganhando três prêmios Emmy, cinco Screen Actors Guild Awards e um Golden Globe Award. A série recebeu mais de 21 prêmios Emmy e ainda é considerada um dos melhores programas de todos os tempos.
Décadas depois, a HBO continua a se basear nesse título e produziu um documentário original intitulado Um dos Nossos: David Chase e a Família Soprano, dividido em duas partes e disponível no catálogo da Max. Nele, o diretor Alex Gibney explora as histórias por trás e na frente das câmeras, oferecendo um novo olhar sobre essa ficção cult.
Entre as anedotas, a equipe confessou que Gandolfini ameaçou deixar a série mais de uma vez, incluindo uma ocasião em que ele pediu para ser removido do elenco para continuar se autodestruindo.
De acordo com o ex-CEO da HBO, Chris Albrecht, o ator usou sua importância para o programa para desafiar a emissora a demiti-lo, tudo como resultado de seu vício em álcool e drogas. “Fizemos uma intervenção com ele em meu apartamento em Nova York”, explica Albrecht no documentário mencionado acima. “Foi para tentar fazer com que ele fosse para um centro de reabilitação. Já tínhamos tido muitos problemas, e o estratagema era que eu convidaria Jimmy para conversar e esclarecer as coisas".
Ele entrou, viu todos sentados e disse: 'Que se dane isso'. E saiu. Todos disseram: 'Jimmy, Jimmy!' Ele se virou para mim e disse: 'Me demita' e foi embora.
Gandolfini se sentiu ameaçado quando se viu cercado por suas irmãs e vários outros membros do elenco, por isso não demorou muito para perceber o que estava acontecendo. No entanto, outros membros da equipe, como Steven Van Zandt, que interpretou Silvio Dante, confessaram que o ator ameaçou deixar o programa em várias ocasiões: “Ele provavelmente estava deixando o programa dia sim, dia não. Talvez todos os dias".
A cada dois dias, íamos a um bar e tínhamos exatamente a mesma conversa. Ficávamos bêbados e ele dizia: 'Estou farto. Não posso, não vou voltar. E eu dizia: 'OK, você tem cem pessoas dependendo de você'. E ele dizia: 'Ah, sim, sim, sim, tudo bem'.
Essas ameaças nunca se concretizaram, embora Van Zandt tenha afirmado que o ator chegou a desaparecer por curtos períodos de tempo devido à pressão que o programa exercia sobre ele. A equipe acredita que o ator levou seu papel de Tony Soprano muito a sério, transportando os problemas e pensamentos do personagem para casa.
“Pode-se dizer, e eu não tenho certeza disso, que talvez houvesse mais Tony ali do que ele queria admitir. Que era fácil demais para ele”, explica David Chase, criador da série, no mesmo documentário.
Gandolfini participou da série durante todas as seis temporadas e 86 episódios. Família Soprano terminou em 2007 e, infelizmente, o ator faleceu em 19 de junho de 2013, aos 51 anos, devido a um ataque cardíaco. Já se passaram 10 anos desde que Tony Soprano nos deixou e ele sempre será lembrado por seus colegas e fãs.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!