Poucas produções podem se gabar de serem a série mais popular do mundo. Esse crédito, por enquanto, ainda está com Game of Thrones, que, em 2019, bateu o recorde de maior demanda global para uma série televisiva com sua oitava temporada. O sucesso imediato de seu lançamento em 2011 conquistou não apenas os fãs dos livros, mas também os telespectadores que acompanhavam a história pela primeira vez.
Durante os anos seguintes, sintonizar a HBO aos domingos tornou-se quase uma tradição — especialmente na reta final da produção. E, apesar do universo de GoT continuar popular com seus spin-offs subsequentes, nenhuma produção conseguiu superar a reputação da primeira série baseada nas obras de George R.R. Martin. Até agora.
A história do Romance dos Três Reinos
Um dos fatores que tornaram Game of Thrones tão amada é a mistura de ação, intriga política e drama de personagens, tudo ambientado em um mundo medieval com elementos fantásticos. O autor afirmou ter se inspirado na Guerra das Rosas, conflito histórico inglês, para criar sua série As Crônicas de Gelo e Fogo, em que o embate entre as casas de York e Lancaster inspirou o desenvolvimento das casas Stark e Lannister.
Embora séries com premissas semelhantes tenham surgido após GoT, nenhuma delas teve o mesmo sucesso. No entanto, um romance chinês possui todos os elementos para seguir os passos de Westeros e Essos.
“Esse era o nosso sonho”: Lena Headey fala sobre a ideia de um final alternativo de Game of ThronesRomance dos Três Reinos, escrito no século XIV e atribuído a Luo Guanzhong, é um dos clássicos da literatura chinesa, embora sua autoria não seja confirmada. A narrativa ocorre após a queda da dinastia Han, quando a corrupção e as rebeliões resultaram no surgimento de vários senhores da guerra.
Esses líderes travaram batalhas e firmaram alianças na tentativa de reunificar a China ou conquistar poder. No fim, o conflito foi reduzido a três grandes líderes: Liu Bei, Cao Cao e Sun Quan, cujas disputas perduraram por gerações, culminando em sessenta anos de intensas guerras.
A saga já tem fã base e adaptação para games
Publicado em inglês no início do século XX, Romance dos Três Reinos ganhou várias adaptações ocidentais, especialmente em videogames, o que facilitou a popularização da história. Reconhecido como um dos Quatro Grandes Romances Clássicos da literatura chinesa, a obra é extremamente popular na China e em grande parte da Ásia Oriental, contando com uma base de fãs considerável.
A popularidade de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão e sua forte performance no Emmy provam que há tanto produtoras quanto um público interessado na história do Oriente. Resta agora esperar se algum showrunner terá coragem de enfrentar o fenômeno que foi Game of Thrones.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!