A Netflix tem um problema com séries de fantasia. A maioria das séries interessantes do gênero são canceladas prematuramente e impiedosamente. Isso não inclui apenas Sombra e Ossos e O Filho Bastardo do Diabo, mas também uma verdadeira obra-prima que foi descontinuada há cinco anos.
Estamos falando de O Cristal Encantado: A Era da Resistência, que foi lançada na Netflix em 30 de agosto de 2019. A série prequela do filme O Cristal Encantado, de 1982, é uma das mais ambiciosas da Netflix até hoje, e seu cancelamento ocorreu depois de apenas uma temporada. No entanto, nenhum fã de fantasia deveria perdê-la.
Em O Cristal Encantado, da Netflix, O Senhor dos Anéis e Game of Thrones encontram fantoches
Efeitos práticos impressionantes, uma mitologia empolgante, um elenco de voz conhecido e uma história épica: esses são apenas alguns dos ingredientes que fazem de O Cristal Encantado: A Era da Resistência uma experiência incomparável – se você se interessar por ela, claro. Porque a história de fantasia é apresentada inteiramente com fantoches e animatrônicos (mais de 170 peças!) diante de cenários cuidadosamente desenhados.
Qual é a história de O Cristal Encantado: A Era da Resistência?
O mundo de fantasia de Thra é governado por 18 criaturas sinistras chamadas Skekse, que subjugam os Gelflings, amantes da natureza. O poder deste mundo é o Cristal da Verdade, que foi corrompido pelos Skekse e está destruindo lentamente a Terra. Três bravos Gelflings embarcam em uma aventura épica para impedir as maquinações sinistras de seus governantes e acender o fogo da rebelião.
Não importa se são as florestas de Steinwalden, as cavernas escuras de Grottan, as cidades costeiras ou os desertos empoeirados: cada canto do mundo de Thra te convida a explorar e se surpreender. O design de produção está repleto de detalhes e cria um mundo de fantasia imersivo e animado, povoado por toneladas de criaturas de marionetes cuidadosamente projetadas.
O Cristal Encantado combina o senso de aventura e a grandiosidade de O Senhor dos Anéis com a intriga sombria e as reviravoltas de Game of Thrones. Aqui, cenas de humor e momentos emocionantes encontram espaço ao lado de atrocidades brutais, mortes chocantes e complicações políticas.
Se você gosta de mitologias de fantasia complexas e tematicamente ricas, O Cristal Encantado é exatamente o lugar certo para você. Embora a história não reinvente completamente o tema, ela oferece uma experiência de fantasia incomparável que nenhuma outra produção da Netflix foi capaz de superar, mesmo cinco anos depois.
A Era da Resistência poderia ter encantado os fãs do gênero por anos e temporadas. Em vez disso, tornou-se um dos piores cancelamentos da Netflix de todos os tempos.
O cancelamento de O Cristal Encantado pela Netflix ainda é incompreensível
Mesmo as melhores séries não têm chance de serem renovadas na Netflix se não conseguirem atrair visualizações suficientes. O destaque de fantasia foi muito bem avaliado em termos de crítica, como demonstra a classificação de 8,4 do IMDb, uma pontuação de audiência de 94% no Rotten Tomatoes e até uma premiação no Emmy Awards.
No final, nada disso foi suficiente. Apesar dos elogios do público e da crítica, A Era da Resistência não foi capaz de gerar o hype necessário para justificar uma continuação. Afinal, o espetáculo de marionetes, do qual teriam participado mais de 2.500 pessoas, custou quase 100 milhões de dólares.
E, assim, O Cristal Encantado continua sendo uma obra-prima inacabada. Será que algum dia voltaremos ao mundo de Thra? Esperamos que não demore mais 37 anos para obter uma resposta.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!