Os serviços de streaming possibilitaram uma entrada cada vez maior de filmes e séries a diferentes audiências. Com a expansão dessa abertura a partir do conforto dos lares da audiência, chega a ser difícil elencar quais são os melhores lançamentos do momento sem repetir algumas produções.
Levando em consideração a avaliação dos leitores do AdoroCinema, portanto, separamos 9 produções seriadas que alcançam altas notas dentro do portal e, embora muitas sejam do conhecimento geral, são excelentes escolhas para quem deseja abrir os horizontes e explorar boas, diferentes e robustas histórias.
A seleção abarca, principalmente, títulos que foram lançados em 2024, mas também há espaço para narrativas que ganharam novas temporadas recentemente ou estão prestes a exibir episódios inéditos em suas respectivas plataformas. Para que o acesso seja o mais amplo possível, também destacamos uma pequena variedade de serviços de streaming.
Ripley (4,6) | Netflix
A série Ripley acompanha a história de Tom Ripley (Andrew Scott), um vigarista que sobrevive de pequenos e grandes golpes na Nova York dos anos 1960. Um dia ele é contratado para fazer um serviço para um importante magnata, localizar seu filho na Itália e trazê-lo de volta, mas a simples tarefa se torna uma teia de conspiração quando Ripley se encontra em meio a uma série de assassinatos e fraudes.
Young Royals (4,6) | Netflix
Na série Young Royals, o Príncipe Wilhelm (Edvin Ryding) entra no prestigioso colégio interno Hillerska, seguindo os passos de seu irmão mais velho, que anos antes também frequentou o local. Longe das etiquetas e regras da realeza, ele finalmente tem a chance de explorar sua verdadeira personalidade e descobrir o tipo de vida que deseja desfrutar. E não é muito difícil sonhar com um futuro de liberdade e amor incondicional quando conhece seu colega de classe Simon (Omar Rudberg), e bem longe das obrigações da realeza. Mas seguir seu coração nem sempre é uma escolha fácil, e Wilhelm descobre da pior forma quando precisa lidar com algumas situações mais desafiadoras do que o previsto.
Young Royals tem três temporadas completas, com a história encerrada no primeiro trimestre deste ano.
Invencível (4,4) | Prime Video
Baseada na série homônima de quadrinhos criada por Robert Kirkman (The Walking Dead), Invincible acompanha Mark Grayson, um adolescente que tenta levar uma vida comum, exceto por um pequeno detalhe: ele é filho do super-herói mais poderoso da Terra. Conhecido como Omni-Man, seu pai veio de uma raça alienígena chamada Viltrumites para proteger o planeta. Pouco depois de seu 17º aniversário, Mark começa a desenvolver seus próprios poderes, incluindo superforça, velocidade, vôo, cura rápida e alguma invulnerabilidade. Agora, o jovem vai precisar de seu pai para aprender a controlar suas habilidades. Mas ele logo descobre que o legado familiar é mais sombrio do que imaginava.
Invencível está renovada para 3ª e 4ª temporada.
A Esposa do Meu Marido (4,1) | Prime Video
Em A Esposa do Meu Marido, Kang Ji-won (Park Min-Young) é uma mulher que está lidando com o câncer terminal. Ela sempre contou com a ajuda de sua melhor amiga, Jeong Soo-min (Song Ha-yoon), e de seu marido, Park Min-Hwan (Lee Yi-kyeong), acreditando fielmente que eles sempre estariam ao seu lado. No entanto, é da pior forma que ela descobre que foi traída duplamente ao testemunhar os dois juntos. Apesar de ter pouco tempo de vida, Ji-won não esperava ser traída pelos dois, mas inesperadamente recebe uma segunda chance ao acordar dez anos no passado e ter a oportunidade de se vingar. Para isso, terá a ajuda de Yu Ji-hyuk (Na In-woo), diretor da empresa onde trabalha.
Origem (4,4) | Globoplay
Dos mesmos produtores de Lost, Origem acompanha o casal Jim (Eion Bailey) e Tabitha Matthew (Catalino Sandino Moreno) e seus filhos Julie (Hannah Cheramy) e Ethan (Simon Webster). Durante uma viagem de trailer pelos Estados Unidos, eles se perdem e acabam entrando em uma pequena cidade interiorana no meio-oeste americano. A estrada principal está barrada por uma árvore caída, mas eles encontram um caminho improvisado para passar.
3ª temporada de Origem: Quando estreia, quem está voltando (e quem não está), mudanças e tudo o que sabemos sobre o futuro da sérieA princípio, tudo parece normal, mas, então, eles notam que não conseguem sair do vilarejo. Toda rua que entram leva sempre de volta ao mesmo lugar. Conversando com os outros moradores, eles descobrem que todos também chegaram à cidade da mesma forma e ficaram presos. Para piorar, a noite o lugar é cercado por misteriosas criaturas. Enquanto tentam descobrir o que tem de errado com a cidade, eles percebem que não chegaram até lá por acaso. Cada um dos moradores desavisados foi levado por uma força sobrenatural inexplicável que os prende para sempre nesse lugar assustador.
Duas temporadas de Origem estão disponíveis no Globoplay, enquanto novos episódios devem chegar em breve nos Estados Unidos.
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (4,4) | Disney+
Adaptação do romance best-seller de James Clavell, a minissérie Xógum: A Gloriosa Saga do Japão acompanha a história do marinheiro britânico Jack Blackthrone (Cosmo Jarvis), que, após naufragar no litoral japonês, se encontra em uma série de conflitos políticos e armamentistas ao chegar ao Japão no início da eclosão de uma guerra civil. Para sobreviver em um país desconhecido, é usado como peão pelo líder japonês Lord Toranaga (Hiroyuki Sanada), que tenta chegar ao topo da cadeia governante, ou Shogun. Explorando o universo mítico dos samurais e das gueixas em um Japão dividido por religiões e políticas, a série explora o contexto das grandes navegações e a invasão de outras nações na ilha.
Indicada ao Emmy, Xogum já foi renovada para a 2ª temporada.
X-Men ’97 (4,2) | Disney+
X-Men '97 acompanha os acontecimentos posteriores ao capítulo final de X-Men: The Animated Series, no qual um moribundo Charles Xavier se diz orgulhoso dos X-Men antes de ser levado por Lilandra Neramani para o espaço. Desta vez, na ausência do Professor X, quem comandará a equipe é ninguém menos do que Magneto.
A partir deste ponto, os 10 capítulos adaptam importantes histórias dos quadrinhos da Marvel. Com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes, X-Men ‘97 foi aclamada pelo público e pela crítica. Na prévia de "Primeiras Impressões", o AdoroCinema antecipa que a série propõe um "retorno aos dias de glória dos mutantes da Marvel nas telas" e o restante da temporada correspondeu ao alto nível dos capítulos iniciais.
Renovada para a 2ª e 3ª temporada pelo Disney+.
Acima de Qualquer Suspeita (4,1) | Apple TV+
Esta é a quarta adaptação audiovisual do best-seller do escritor norte-americano Scott Turow. A série Acima de Qualquer Suspeita (Presumed Innocent, no original) acompanha os desfechos de um assassinato horrível que perturba o escritório do Ministério Público de Chicago, quando um de seus membros se torna um dos principais suspeitos do crime. Na trama, o promotor Rozat 'Rusty' Sabich (Jake Gyllenhaal) descobre que sua colega e amante foi brutalmente assassinada. Obrigado a lidar com as investigações, ele tenta apagar os indícios de seu caso com a ex-amante e salvar seu cargo e casamento, porém todas as provas apontam para ele. Ainda assim, está decidido a provar sua inocência.
Aclamada por público e crítica, Acima de Qualquer Suspeita foi renovada para a 2ª temporada.
Ruptura (4,4) | Apple TV+
Em Ruptura, cinco funcionários de uma empresa chamada Lumen aceitam participar de um procedimento experimental onde suas memórias pessoais e de trabalho são permanentemente separadas. Quando estão no escritório, só terão as lembranças referentes ao trabalho e em casa, não lembraram das situações profissionais. Mas por trás deste estranho procedimento, se escondem vários segredos obscuros que a empresa quer manter guardados. O funcionário Mark S (Adam Scott) é um dos primeiros a ser cobaia do experimento. Quando seu amigo de escritório, Petey (Yul Vazquez), é demitido, ele começa a perceber a grande conspiração por trás daquela corporação. Mas quando sai de dentro do escritório, Mark esquece completamente dos acontecimentos. Ele acaba sendo abordado por Petey que começa a informar o que há de errado com a empresa e insiste que ele deve investigar o que realmente está por trás do trabalho que fazem lá dentro.
A 2ª temporada de Ruptura estreia em 2025.
Jujutsu Kaisen (3,8) | Crunchyroll
Em Jujutsu Kaisen, a vida de um adolescente é virada de cabeça para baixo após entrar em contato com um talismã amaldiçoado. No conceituado anime, o adolescente Yuuji Itadori participa de um clube de ocultismo e acaba se envolvendo com um item perigoso, um dedo amaldiçoado. Para proteger seus colegas de um ataque das Maldições, ele engole o dedo e se torna anfitrião da Maldição. Ao invés de sofrer uma sentença de morte imediata, seu professor consegue levá-lo ao Colégio Técnico Metropolitano de Tóquio e elaborar um plano para que ele consuma todos os dedos para se tornar uma Maldição e, enfim, acabar com ela.
Duas temporadas de Jujutsu Kaisen podem ser vistas na Crunchyroll e uma delas está disponível na Netflix.
True Detective (4,6) | Max
A série antológica True Detective conta com quatro temporadas focadas na resolução de crimes a partir de aspectos que privilegiam suspense, mistério e muitas reviravoltas. Lançada no início do ano, Terra Noturna duas novas detetives são inseridas no universo da famosa série de investigação policial. Na trama, as detetives Liz Danvers (Jodie Foster) e Evangeline Navarro (Kali Reis) começam a investigar o estranho caso do desaparecimento de oito trabalhadores da Estação de Pesquisa Tsalal Arctic durante uma noite de inverno em Ennis, Alasca. Durante a investigação, as duas acabam enfrentando seus próprios demônios escondidos, enquanto antigos segredos e verdades são desenterrados das congeladas ruas do Alasca.
Menção honrosa: Cidade de Deus: A Luta Não Para (3,7) | Max
Cidade de Deus: A Luta Não Para é uma continuação do premiado filme de mesmo nome. Baseada na obra do escritor Paulo Lins, o spin-off se passa vinte anos depois dos acontecimentos do longa-metragem, no começo dos anos 2000. A partir das memórias de Buscapé (Alexandre Rodrigues), a produção retrata o impacto dos conflitos entre policiais, traficantes e milicianos na vida dos moradores da comunidade.
A história volta às telas a partir da saída do jovem traficante Bradock (Tiago Martins) da prisão. Ele decide tentar recuperar o controle do morro das mãos do chefe Curió (Marcos Palmeira), colocando os moradores da Cidade de Deus no meio do fogo cruzado entre a milícia, o tráfico e as autoridades do Rio de Janeiro. Inconformados com a situação, a comunidade se une para impedir que o pior aconteça. Buscapé, que já não mora mais na CDD mas segue sendo querido pelos moradores, continua a registrar a realidade de lá com sua inseparável câmera.
É um tanto difícil maratonar esta série agora, pois ela ainda está em exibição, mas Cidade de Deus: A Luta Não Para não apenas vale o play como já foi renovada para a 2ª temporada.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!