Em 1989, a minissérie Os Pistoleiros do Oeste estreava na TV. Adaptando a trilogia Lonesome Dove, do escritor Larry McMurtry, a produção seria bem diferente - tanto em formato quanto em protagonista -, e o fato de ter tido tanto sucesso assim se deve a John Wayne - mais precisamente, ao seu desinteresse!
Os Pistoleiros do Oeste: Uma aposentadoria conturbada
A série acompanha Gus McCrae (Robert Duvall) e Woodrow F. Call (Tommy Lee Jones), que serviram como Texas Rangers por um longo tempo, mas agora estão aposentados. Eles administram um negócio de aluguel de cavalos, mas, quando Jake Spoon (Robert Urich), um ex-colega, passa pela casa da dupla, sua paz acaba repentinamente.
No começo, McMurtry queria transformar a trama em um filme, com o papel de Call destinado a John Wayne! O lendário cineasta Peter Bogdanovich co-escreveu o roteiro, e também tinha em mente James Stewart como Gus e Henry Fonda como Jake. No entanto, Wayne recusou.
Sem ele a bordo, o projeto acabou morrendo - até ser revivido por McMurtry no formato literário. Ironicamente, o material acabaria encontrando uma conexão com Wayne: partes da minissérie foram filmadas no set de O Álamo, estrelado pelo ator em 1960.
Com cerca de 44,1 milhões de telespectadores, o drama de faroeste foi a minissérie de maior sucesso da temporada de TV dos EUA de 1988/1989, além de ganhar sete prêmios Emmy e dois Globos de Ouro.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!