Não é nenhuma novidade que muitas produções se deparam com uma série de imprevistos ao longo de seu desenvolvimento, mas o que fazer quando o diretor acaba morrendo bem no meio do projeto? Foi exatamente isso que aconteceu com a novela mais longa da TV Globo: A Grande Mentira, de Hedy Maia.
Exibida entre os anos de 1968 e 1969, a trama de impressionantes 341 capítulos estreou na TV Globo sob a direção de Fabio Sabag e Marlos Andreucci. Certo dia, porém, enquanto a equipe gravava uma cena, Andreucci sofreu um aneurisma e faleceu.
"Ele estava com a câmera, teve um aneurisma. Ele sentiu, e o profissionalismo dele era tanto que ele caiu com a câmera em cima do peito dele para não quebrar a câmera", relembrou a atriz Neuza Amaral, que fez parte do elenco da novela, em uma entrevista concedida ao site Memória Globo.
A Grande Mentira teve polêmica envolvendo protagonistas
A novela das sete girava em torno do ricaço Roberto Albuquerque (Cláudio Marzo), que atropela acidentalmente a mocinha Maria Cristina (Myriam Pérsia). Em uma reviravolta não tão inesperada – se você é fã de novelas, sabe que isso é bastante comum –, os dois acabam se apaixonando.
Porém, por terem sido criados em realidades econômicas completamente diferentes, os dois pombinhos precisam lidar com a total desaprovação da mãe de Roberto, Viridiana (Amaral), que se recusa, de todas as formas, a aceitar a moça de origem humilde como parte da família.
Uma curiosidade é que Glória Magadan, que era supervisora de dramaturgia da TV Globo na época, acabou decidindo substituir o par romântico principal para colocar os atores em outra trama que estava sendo desenvolvida naquele mesmo tempo – mas, claro, a decisão causou tanta revolta no público que Marzo e Pérsia foram trazidos de volta ao elenco da novela.
Além de A Grande Mentira: As outras novelas mais longas da TV Globo
Com seus 341 capítulos, A Grande Mentira é, com uma vantagem bem ampla, a novela mais longa da história da TV Globo. No entanto, ao longo dos anos, muitas outras produções também nos impressionaram com sua extensão.
Confira, na lista abaixo, um ranking com as outras dez novelas que tiveram os maiores números de episódios na emissora – pelo menos até o momento:
- Irmãos Coragem (1970-1971): 328 capítulos;
- O Homem que Deve Morrer (1971-1972): 258 capítulos;
- Selva de Pedra (1972-1973): 243 capítulos;
- Barriga de Aluguel (1990-1991): 243 capítulos;
- Minha Doce Namorada (1971-1972): 242 capítulos;
- Quatro por Quatro (1994-1995): 233 capítulos;
- Kubanacan (2003-2004): 227 capítulos;
- Alma Gêmea (2005-2006): 227 capítulos;
- Força de um Desejo (1999-2000): 226 capítulos.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!