Minha conta
    Em 1950, a CIA queria criar a sua própria técnica de controle mental: Este foi o projeto obscuro que inspirou Stranger Things
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    O MK-Ultra foi um programa de experiências ilegais realizado em humanos.

    Abuso infantil, terapia de eletrochoque, hipnose, drogas experimentais e controle mental... Para muitos, pode parecer que o que Eleven (Millie Bobby Brown) sofreu durante a série Stranger Things foi um completo ultraje, mas na realidade, não chega nem perto da crueldade de um projeto secreto desenvolvido pela CIA, nos Estados Unidos, na década de 1950.

    O ano era 1953 e a CIA havia acabado de ser criada (1947), em um Estados Unidos mergulhado na histeria coletiva gerada pela Guerra Fria. Quando alguns dos soldados da Guerra da Coreia regressaram para os EUA alegando que o comunismo “não era assim tão ruim”, o medo de que outros países tivessem desenvolvido técnicas de controle mental levou os norte-americanos a idealizarem o PROJECT MK-ULTRA, que visava o controle e lavagem cerebral dos inimigos.

    Stranger Things: Pause o primeiro episódio da 4ª temporada para ver uma pista sobre o destino de Eddie

    AS ATROCIDADES DO MK-ULTRA

    À frente das pesquisas, estava o presidente da Associação Americana de Psiquiatria, Dr. Donald Ewen Cameron, que apresentava uma teoria que parece saída diretamente da ficção científica. Segundo ele, se conseguisse regredir a mente humana a um estado infantil, a lacuna gerada serviria para introduzir novas ideias - aproveitando hospitais psiquiátricos e prisões nos Estados Unidos e Canadá para realizar suas experiências.

    Utilizando os presos/pacientes como cobaias, terapias de eletrochoque que duraram semanas; grandes doses de psicotrópicos administrados sem conhecimento prévio; indução de coma químico para pausar o cérebro durante meses; privação sensorial onde as pessoas eram trancadas em quartos completamente escuros, com as mãos cobertas e um barulho ensurdecedor para fazê-las perder a capacidade de sentir qualquer coisa; e outras torturas foram realizadas. Até hoje, estima-se que mais de 150 pessoas foram vítimas destas atrocidades, através de um experimento que durou por volta de 20 anos.

    Cameron testou a terapia eletroconvulsiva com potência 30 ou 40 vezes acima da normal. BBC
    Cameron testou a terapia eletroconvulsiva com potência 30 ou 40 vezes acima da normal.

    O fim do MK-Ultra se deu definitivamente em 1973, onde, obviamente, nenhum dos marcos de controle mental almejados foram alcançados. Muitos dos que saíram com vida dos “estudos” ficaram em estado semivegetativo, com grave perda de memória ou mesmo traumatizados. Relatos foram então compartilhados com a imprensa, gerando um grande escândalo junto à opinião pública.

    Anos depois, o caso serviu como base para diversas produções hollywoodianas, entre elas, Laranja Mecânica, Sob o Domínio do Mal, Teoria da Conspiração, Stranger Things e mais. Múltiplos documentários sobre o assunto também ganharam vida, marcando um período sombrio da história norte-americana.

    Stranger Things
    Stranger Things
    Data de lançamento 2016-07-15 | min
    Séries : Stranger Things
    Com Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo
    Usuários
    4,7
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top