Minha conta
    Electra, Júpiter, Adisabeba... As novelas brasileiras têm uma coleção de personagens com nomes bizarros e você provavelmente não lembra de todos
    Luiz Eugênio de Castro
    Luiz Eugênio de Castro
    -Redator
    Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

    Os autores de novela estavam para lá de inspirados quando batizaram suas criações.

    Entre um melodrama - alguns mais odiados - e outro, a criatividade dos autores de novela se supera ao batizar certos personagens. Nomes como Electra, Júpiter e Andrômeda existem há anos na teledramaturgia, resultando em verdadeiras pérolas que arrancam risadas e levantam sobrancelhas do público. O AdoroCinema escolheu alguns dos papéis mais inusitados criados pelos escritores que tanto amamos... Prepare-se para se chocar (ou cair na gargalhada!):

    Adisabeba - A Regra do Jogo

    Divulgação/TV Globo

    Susana Vieira interpretou Adisabeba, uma ex-prostituta e dona do Morro da Macaca, em A Regra do Jogo. Mãe coruja do funkeiro Merlô (Juliano Cazarré), a loira protagoniza diversos momentos de ciúme com o filho rodeado de mulheres, e protege Zé Maria (Tony Ramos), o bandido da trama - até descobrir que o amado não é inocente! Divertida, bem-humorada e sem papas na língua, a perua é um dos pontos altos da obra de João Emanuel Carneiro.

    Afeganistão - Alto Astral

    Divulgação/TV Globo

    Vivido por Gabriel Godoy em Alto Astral, Afeganistão é irmão de Itália (Sabrina Petraglia), Israel (Kayky Brito) e Bélgica (Giovanna Lancellotti). Turma criativa, hein! Na obra, os nomes de países nos filhos de Manoel (Leopoldo Pacheco) são uma tradição da família da esposa falecida dele, Austrália. Atrapalhado e carismático, Afeganistão ganhou o carinho do público brasileiro com seu jeito caótico de ser!

    Andrômeda - Família É Tudo

    Divulgação/TV Globo

    Interpretada por Ramille em Família É Tudo, Andrômeda foi criada pelo pai Pedro (Paulo Thefenthaler) como uma verdadeira princesa! De nome único, a jovem exibe uma autoestima inabalável e é capaz de qualquer situação para se tornar uma cantora famosa. Apaixonada por animais, ela tem uma cachorrinha chamada Britney - que é praticamente da família!

    Aristóbulo - Saramandaia

    Divulgação/TV Globo

    No remake de Saramandaia, exibido em 2013 na TV Globo, Gabriel Braga Nunes viveu o professor Aristóbulo Camargo, que se tranformava em um lobisomem nas noites de lua cheia. Eita! Esse daí não tem só o nome bizarro... Com um discurso rebuscado e para lá de articulado, ele é o orador oficial dos eventos da cidade de Bole-Bole, sendo um exemplo de conduta ao povo do local. Na narrativa, ele não dorme há mais de dez anos!

    Boanerges - Cabocla

    Reprodução/TV Globo

    Um dos personagens mais queridos do público interpretado por Tony Ramos, o Coronel Boanerges marcou a segunda versão de Cabocla, exibida em 2004. Com um nome para lá de atípico e sotaque inesquecível, ele era o chefe político da região, presidente da Câmara e "compadre" de meio mundo! Ao longo da trama, disputa as urnas com o bondoso Neco, vivido por Danton Mello.

    Electra - Família É Tudo

    Reprodução/TV Globo

    Juliana Paiva interpreta Electra em Família É Tudo, uma jovem que perdeu a mãe cedo e foi criada pela quinta esposa do pai Pedro (Paulo Thiefenthaler), Nanda (Ana Carbatti). Determinada e justa, ela era mais extrovertida e de bem com a vida até que foi acusada de tentar matar o próprio namorado, Luca (Jayme Matarazzo)! Condenada, mas beneficiada pela liberdade condicional, ela quer recomeçar sua história e provar ter sido injustiçada pela lei.

    Encolheu - Saramandaia

    Divulgação/TV Globo

    Encolheu é vivido por Matheus Nachtergaele no remake de Saramandaia. Na trama, ele foi atropelado pro um boi zebu quando ainda era criança e teve quebrados todos os ossos do seu corpo! Desde então, conseguia prever o tempo conforme a dor que sentia no esqueleto. Apaixonado pela mulher, Dona Redonda (Vera Holtz), ele considerava o corpo uma tentação!

    Ilka Tibiriçá - Fera Ferida

    Divulgação/TV Globo

    A caricata Ilka Tibiriçá foi interpretada por Cássia Kis em Fera Ferida, de Aguinaldo Silva. Na trama, a secretária fofoqueira e histérica fez muito sucesso ao preparar receitas afrodisíacas para Ataliba Timbó (Paulo Gorgulho). Inclusive, outro nome estranho, não é!? Virgem e solteirona, ela começou a ajudar o ex-jogador de futebol a curar sua impotência sexual.

    Íntima - Aquele Beijo

    Divulgação/TV Globo

    Em Aquele Beijo, Elizângela interpretou a frustrada Íntima. Na novela, ela é casada com Bob Falcão (Sandro Christopher) e é mãe de Belezinha (Bruna Marquezine), a quem a todo custo quer fazer ser miss - seu sonho de infânica. Assim, controla os passos da adolescente e mantém um caso às escondidas com seu vizinho, Felizardo (Diogo Vilela).

    Júpiter - Família É Tudo

    Divulgação/TV Globo

    Mulherengo e simpático, Júpiter Macini (Thiago Martins) é um playboy que vive da mesada da avó, Frida (Arlete Salles), em Família É Tudo. Na obra, ele ainda consegue um cargo de fachada na gravadora dos familiares! É mole!? Ao longos dos capítulos, acaba vivendo um romance fofo com Lupita (Daphne Bozaski).

    Maruschka - Aquele Beijo

    Divulgação/TV Globo

    Maruschka foi interpretada pela saudosa Marília Pêra - clique aqui para relembrar a carreira brilhante da artista - em Aquele Beijo! Na trama, a vilã ambiciosa faz de tudo para se dar bem na vida. No início da novela, foi capaz até de entregar a filha de seis meses à adoção, apenas para se casar com Alberto (Herson Capri). Depois, Ana Girafa (Luis Salém), primogênita da personagem, é quem a ajuda com abrigo quando ela fica falida. A vida dá voltas!

    Zambeze - Fina Estampa

    Divulgação/TV Globo

    Em Fina Estampa, Zambeze, interpretada por Totia Meireles, é alguém extremamente conectada com a natureza, fazendo questão até de aplaudir o pôr do sol ao lado dos frequentadores do quiosque que comanda na praia com Álvaro (Wolf Maya). Inclusive, ela mantém uma relação aberta com ele! Lenda à frente do tempo!

    Uálber - Suave Veneno

    Divulgação/TV Globo

    Em Suave Veneno, Uálber Canedo (Diogo Vilela) é um guru e vidente que não consegue controlar seus poderes paranormais. Honesto, tem como maior sonho montar um serviço telefônico para dar consultas! Na trama, ele vive fugindo das namoradas que sua mãe, Maria do Carmo (Eva Todos), lhe arranja, pois é homossexual.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top