Se você acompanhava Chiquititas em 2013, vai lembrar da Michelle, uma das garotas mais metidas da novela. Interpretada por Giovanna Boscolo, ela fazia parte do "Top 3", o trio de patricinhas que adorava desdenhar da vida das órfãs do orfanato Raio de Luz. O que talvez você não saiba é que a atriz que deu vida à vilãzinha cresceu e hoje é uma das maiores promessas do Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024, que começam no dia 28 de agosto!
Giovanna sempre gostou de esportes e foi diagnosticada com rara doença
Pois é! Giovanna começou a sua carreira artística bem cedo, aparecendo em programas como Conversa de Gente Grande e Julie e os Fantasmas. Mas além das telas, ela também se destacava nos esportes. Com 11 anos, já competia em ginástica aeróbica e, em 2014, conquistou o título de campeã brasileira. O futuro parecia brilhante para a jovem atriz e atleta, até que, na adolescência, tudo mudou.
Boscolo começou a sentir lesões frequentes e, depois de uma série de exames, foi diagnosticada com Ataxia de Friedreich, uma doença rara que afeta o equilíbrio, a coordenação e a energia. A condição a impediu de continuar competindo em modalidades que exigiam resistência física, mas a abriu novas portas. Motivada pela curiosidade sobre sua própria experiência, ela decidiu cursar biomedicina.
Carreira esportiva de Giovanna é sucesso
Na faculdade, ela teve a oportunidade de estagiar no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), onde analisava dados de atletas para otimizar seus treinos. Foi ali que o esporte voltou à sua vida, mas de uma forma completamente diferente. Na ocasião, surgiu um convite para experimentar o atletismo e, incentivada por colegas, ela começou no lançamento de club, uma modalidade adaptada para atletas com lesões cerebrais na classe F32.
A partir daí, ela não parou mais. Sua estreia internacional no Grand Prix de Dubai, em fevereiro de 2024, foi simplesmente espetacular! Giovanna conquistou a medalha de ouro e ainda quebrou o recorde das Américas, com uma marca impressionante de 26,25 metros. No Mundial de Kobe, no Japão, ela garantiu o bronze e consolidou sua posição como uma das maiores esperanças do Brasil para as Paralimpíadas de Paris.
Formada em biomedicina, o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Giovanna foi sobre a Ataxia de Friedreich. "A minha deficiência causa um problema de equilíbrio, de coordenação, e muita gente brincava com: "Ih, bebeu", essas coisas. Eu fazia um esforço muito grande para 'ser normal', entre aspas, mas não conseguia e ficava brava comigo. Mas não era minha culpa", contou Giovanna em uma entrevista para a UOL.
Se você torceu ou se irritou com Michelle em Chiquititas, prepare-se para aplaudir Giovanna Boscolo, a estrela que trocou as telinhas pelas pistas de atletismo e promete fazer história em Paris! "Na maioria das vezes o que parece uma pedra no caminho é a maior oportunidade de você construir um castelo, basta mudar a sua percepção!", escreveu ela no Instagram. Maravilhosa!