Minha conta
    “Nós mulheres fomos criadas para nunca expressar raiva”: Juliana Paes vive uma das personagens mais difíceis de sua carreira na minissérie Vidas Bandidas [Entrevista]
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Protagonizada ainda por Rodrigo Simas, Thomas Aquino, Larissa Bocchino e Larissa Nunes, a produção está disponível no catálogo da Disney+.

    Recém-chegada ao catálogo do Disney+, Vidas Bandidas é uma série brasileira que promete conquistar os espectadores com seu intenso enredo de vingança. A direção é assinada pelo cineasta Gustavo Bonafé, contando, ainda, com um elenco composto por Juliana Paes, Rodrigo Simas, Thomas Aquino, Larissa Bocchino e Larissa Nunes.

    Na trama, Raimundo e Serginho são cúmplices em diversos crimes, agindo sob as ordens de Bruna, uma perigosa chefe de quadrilha que comanda assaltos a turistas no Rio de Janeiro. Quando um ambicioso ataque da dupla à Bruna fracassa drasticamente, múltiplos planos de vingança são desencadeados, separando a vida dos personagens em caminhos caóticos.

    Durante uma entrevista recente para o AdoroCinema, Juliana Paes, intérprete de Bruna, mergulhou em sua personagem, compartilhando as dificuldades de dar vida a uma figura que transita em uma zona cinzenta entre o protagonismo e o antagonismo. Segundo ela, todo ator está sempre em busca de grandes desafios, ocorrendo da complexidade de Bruna ser uma das maiores de sua carreira.

    “Eu acho que a gente sempre quer um desafio, alguma coisa que você pense: ‘cara, isso vai ser diferente… isso vai ser difícil para mim’. Na Bruna, por exemplo, aquele fio de raiva; aquela violência; é uma coisa difícil de acessar para mim. Então, se configurou um grande desafio fazer, porque acho que nós, mulheres, fomos criadas assim, para nunca expressar violência, nunca expressar raiva. A gente tem que ser cordial sempre. Então, acessar esse gatilho da raiva, do bater, do revidar, foi desafiador para mim e isso foi muito atraente. Acho que a gente acaba sempre gostando dos personagens que apresentam essa pitada de ‘ai, como será que eu vou fazer isso?’", colocou a atriz.

    Traída por Raimundo e Serginho, Bruna é uma mulher que faz de tudo para satisfazer seu desejo de retaliação. A construção da personagem passou bastante pelo método de Paes de se desfazer de Bruna quando fora das câmeras, diferentemente de atores que procuram se manter no papel mesmo quando não estão em gravação.

    “É muito difícil você ficar dentro do personagem o tempo inteiro. Eu não vivo muito esse tipo de composição que está encarnado a todo o tempo. Não sinto que isso seja necessário para mim. Mas eu sei de atores que gostam de trabalhar desse jeito. E acho incrível, inacreditável, mas para mim não funciona muito bem. Então, a raiva contida na Bruna, toda a raiva que eu sentia do Serginho está contida dentro das cenas”, acrescentou.

    Outro dos rostos presentes na produção, Thomas Aquino corroborou com o colocado pela atriz, afirmando da seguinte forma:

    “Eu não critico atores que ficam 100% dentro do personagem quando termina o set, ou que vão para o hotel e ainda estão no personagem. Mas o meu método é diferente, certo? Eu preciso tomar uma cerveja e relaxar. Claro que durante as filmagens, mais especificamente na hora da ação, eu tento criar esse imaginário, esse sentimento real ali, de uma raiva para com outros personagens, porque, afinal, estamos falando sobre vingança, mas consigo separar as coisas. Então, acho que é interessante para mim me desvencilhar, ou ficará uma carga muito emocional, muito grande. Talvez assim, não sei. Ainda não passei por isso; espero não passar. Mas talvez o psicológico vá para um lugar que eu não queira ir, sabe?"

    Disney+

    STREAMING VERSUS TELEVISÃO

    Disponível no catálogo do Disney+ desde quarta-feira (21), Vidas Bandidas é uma série nacional que carrega muito da influência hollywoodiana. Com uma narrativa rápida e dinâmica, a obra é dividida em quatro episódios de em média meia hora cada, diferenciando-se de parte das produções presentes na televisão aberta.

    Com isso em mente, Larissa Bocchino procurou destacar as particularidades entre trabalhar para uma grande emissora de TV e uma plataforma de streaming, pontuando:

    “Uma das grandes diferenças é a quantidade que se produz. A novela vai ao ar seis capítulos por semana, de 30 a 45 minutos. Então, é quase que um filme por dia. A gente tem que gravar obrigatoriamente seis capítulos semanais. E a gente grava 20 cenas num dia. A série a gente grava cinco cenas, o que leva a um cuidado artístico muito maior, de certa forma. Então, eu acho que nas séries, no streaming, a gente consegue ter um trato artístico um pouco mais superior, talvez de qualidade de cinema. Na novela, é óbvio que existe muita qualidade artística e um trabalho muito bonito e maravilhoso de se fazer, mas é um trabalho que é mais industrial também. Tem algumas cenas que a gente não vai nem conseguir dar muita atenção, porque ela não é tão importante dramaturgicamente quanto a outra que você vai gravar no outro dia.”

    VIDAS BANDIDAS CONTA COM CENAS QUENTES

    Rodrigo Simas e Maria Bopp protagonizam momentos quentes. Disney+
    Rodrigo Simas e Maria Bopp protagonizam momentos quentes.

    Lotada de drama, suspense e com uma pitada de humor, Vidas Bandidas também conta com sua parcela de cenas quentes. Rodrigo Simas é o responsável por protagonizar a maior parte delas, adicionando ao enredo aquela eroticidade conhecida das grandes produções.

    Desta forma, o ator conversou conosco sobre como é estar no centro deste tipo de tomada, apontando, além dos pormenores do processo, o surgimento de um novo tipo de profissão que cuida exclusivamente de facilitar a vida dos envolvidos neste tipo de cena.

    “Então a gente tem a preparadora de intimidade, que é uma nova profissão, com alguns anos já, que ajuda muito no sentido de assegurar as atrizes e atores que estão filmando as cenas de sexo. A gente prepara, entende qual vai ser a posição, qual vai ser o melhor ângulo, como a câmera vai estar posicionada… Nessa série foi assim. Inclusive, o Gustavo [Bonafé; diretor] ia com a gente ao ensaio para entender como ele queria fazer a coisa toda. A Maria Silva, que é nossa preparadora de texto e intimidade, quando o diretor dizia qual seria o melhor posicionamento para a cena, ela pensava na melhor posição para defender a atriz, para defender o ator, e entender qual seria o melhor jeito de fazer aquilo acontecer de forma respeitosa, prática e rápida”, detalhou.

    Para quem ficou interessado em assistir à série, vale ressaltar que o elenco ainda conta com Otávio Müller, Maria Bopp, Tatsu Carvalho, Murilo Sampaio e Larissa Bracher.

    Vidas Bandidas
    Vidas Bandidas
    Data de lançamento 2023 | min
    Séries : Vidas Bandidas
    Com Rodrigo Simas, Thomas Aquino, Juliana Paes

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top