Em 2004, enquanto você estava grudado na TV, torcendo pelo romance de Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) na segunda versão de Cabocla, o Brasil – e o mundo – vivia um ano cheio de acontecimentos marcantes, músicas que não saíam da cabeça e filmes que nos faziam correr para os cinemas!
Se você é do time dos saudosistas, o AdoroCinema te convida a embarcar em uma viagem nostálgica para relembrar – ou descobrir, dependendo da sua idade! –, tudo o que estava bombando na época em que Cabocla foi ao ar. Prepare-se para voltar 20 anos no tempo!
Um romance cheio de obstáculos
De volta às telinhas na faixa Edição Especial da Globo, Cabocla é uma novela que transporta o público para o início do século XX, em uma pequena cidade do interior chamada Vila da Mata.
A trama de Benedito Ruy Barbosa, adaptada pelas filhas do autor, Edmara e Edilene Barbosa, e dirigida por Ricardo Waddington gira em torno do amor impossível entre Zuca, uma jovem simples e cheia de personalidade, e Luís Jerônimo, um aristocrata da cidade grande que chega ao campo para tratar uma doença.
Esse romance fez o Brasil inteiro suspirar, enquanto os dois enfrentavam preconceitos, disputas de terras, intrigas familiares e uma boa dose de drama, deixando todo mundo atento no sofá!
Além do casal protagonista, que viveu um verdadeiro romance de novela fora das telinhas, o folhetim rural conta com um elenco de atores renomados, como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Vera Holtz, Patrícia Pilar, Regiane Alves e Eriberto Leão, além dos saudosos Umberto Magnani, John Herbert, Edyr de Castro e Sebastião Vasconcelos.
Quais músicas bombavam na época?
Enquanto Zuca e Luís Jerônimo viviam sua história de amor, a trilha sonora da nossa vida era embalada por grandes sucessos. Ivete Sangalo comandava as festas com Sorte Grande – a icônica “Poeira”, que levantava qualquer galera. Se você nunca balançou o esqueleto ao som de "Levanta a poeiraaaa!", pode entregar a carteirinha de brasileiro, viu!? O hit estava em todos os lugares possíveis e fez todo mundo sair do chão!
Além da diva do axé, a princesinha do pop Britney Spears estava no auge e hipnotizava a todos com sua sensualidade no icônico videoclipe de Toxic. Com muita transparência, brilho e dança, a loira aparecia em todas as televisões vestida de aeromoça, cantando sobre um relacionamento tóxico. O hit chiclete estourou no mundo todo, garantindo seu lugar entre os grandes sucessos do ano!
Alguém colocou as princesas da Disney em clipes da Britney Spears e minha vida nunca mais foi a mesmaOutra música que marcou 2004 foi Você Sempre Será de Marjorie Estiano, que saiu diretamente da novela Malhação para conquistar as paradas de sucesso e embalar as paixões adolescentes. Rita Lee, embora tenha lançado a clássica Amor e Sexo no ano anterior, também não saía das principais rádios brasileiras! Um hit é um hit, não é!?
Quais filmes eram sucesso há 20 anos?
Nos cinemas, Homem-Aranha 2 foi apenas uma das grandes estreias. Tobey Maguire retornava como o herói da vizinhança, enfrentando o poderoso Doutor Octopus (Alfred Molina) e lidando com os desafios de ser um super-herói e um jovem adulto ao mesmo tempo – quase uma Hannah Montana do mundo dos quadrinhos!
A telona também foi palco de outras superproduções que marcaram o ano. Os Incríveis, da Pixar, trouxe uma família de heróis cheia de carisma que conquistou adultos e crianças, misturando ação e comédia! Já Shrek 2 deu continuidade às aventuras do ogro mais amado do cinema, com seu humor irreverente e trilha sonora empolgante. Era impossível não rir com as peripécias de Shrek, Burro e o icônico Gato de Botas!
Novelas além de Cabocla que marcaram 2004
Na Globo, enquanto Cabocla dominava as tardes, o horário nobre estava começando a ser dominado por ninguém menos que Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), a rainha dos memes antes mesmo dos memes existirem!
Quem poderia imaginar que a loira se tornaria uma das vilãs mais memoráveis da teledramaturgia brasileira, não é!? Senhora do Destino deixava sua marca eterna com personagens icônicas (não vamos esquecer da Maria do Carmo de Susana Vieira, hein!) e uma narrativa repleta de reviravoltas!
Senhora do Destino: 7 atores que morreram e deixaram saudadeDa Cor do Pecado também brilhava na telinha do plim-plim, com Taís Araújo fazendo história como a primeira protagonista negra de uma novela contemporânea e urbana na tela da Globo. Ao lado de Reynaldo Gianecchini, ela encantou o público com um amor puro e disposto a enfrentar qualquer obstáculo - até mesmo as vilanias tenebrosas de Bárbara, vivida por Giovanna Antonelli!
No mundo do esporte e da tecnologia
Já no esporte, o Brasil vibrava com as Olimpíadas de Atenas. Quem não se lembra do bronze conquistado por Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona? Mesmo após ser interrompido por um manifestante durante a prova, o atleta conquistou a medalha e ganhou o coração de todos com sua garra e espírito esportivo. Sua imagem cruzando a linha de chegada com um sorriso no rosto é, até hoje, um símbolo de superação!
E para os amantes da tecnologia, 2004 foi o ano em que o Orkut começou a ganhar força no Brasil. Sim, a rede social que trouxe as comunidades mais inusitadas e os depoimentos que eram praticamente uma declaração de amor eterna! Se você não tinha um "scrap" com glitter, desculpa, mas você não viveu 2004 direito...
De volta à TV aberta em 2024, o remake de Cabocla fará parte da programação da TV Globo a partir do dia 26 de agosto, após o Jornal Hoje.