Minha conta
    Cidade de Deus: Por que a série foi gravada fora do Rio de Janeiro?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Cidade de Deus: A Luta Não Para, a continuação do premiado filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, estreia em breve na MAX.

    Cidade de Deus: A Luta Não Para, o spin-off do premiado filme de mesmo nome, baseado na obra do escritor Paulo Lins, chega em breve ao catálogo da MAX. A trama, que se passa vinte anos depois dos acontecimentos do longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, parte da perspectiva de Buscapé (Alexandre Rodrigues), para retratar o impacto dos conflitos entre policiais, traficantes e milicianos na vida dos moradores da comunidade.

    No entanto, apesar de ser ambientada na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a série foi filmada em São Paulo, mais precisamente, na Zona Sul da capital paulista. Em uma entrevista publicada na Veja São Paulo em 2023, Andrea Barata Ribeiro, produtora da série, confirmou que a motivação foi, sobretudo, técnica: “Nossa estrutura [da O2 Filmes] está em São Paulo. Após a pesquisa de locação, vimos que era possível filmar aqui” disse.

    HBO

    Além disso, há uma questão de segurança pública. Durante uma coletiva de imprensa realizada na edição de 2023 da Rio2C, Fernando Meirelles, que também assume a produção ao lado de Andrea, destacou que gravar em comunidades do Rio - que, para remontar a Cidade de Deus, vale dizer, também precisa ser uma comunidade horizontalizada -, "é mais difícil":

    "Os acordos… Aqui [no Rio de Janeiro], desculpa falar isso, cariocas, é um pouco menos organizado. São menos sólidas essas relações que se constroem“, observou Meirelles, se referindo aos "acordos" necessários para gravações em territórios dominados por organizações paralelas.

    “Aquela cena, para mim, custaria um milhão e meio de dólares": O dia em que Spielberg perguntou a Fernando Meirelles como ele gravou Cidade de Deus

    A direção do spin-off fica sob a responsabilidade de Aly Muritiba (Cangaço Novo, Deserto Particular) e Bruno Costa. Cidade de Deus: A Luta Não Para conta com seis episódios que serão lançados semanalmente. O primeiro episódio chega em 25 de agosto, na MAX e HBO.

    Cidade de Deus: A Luta Não Para
    Cidade de Deus: A Luta Não Para
    Data de lançamento 2024-08-25 | min
    Séries : Cidade de Deus: A Luta Não Para
    Com Alexandre Rodrigues, Thiago Martins, Roberta Rodrigues
    Usuários
    3,9

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top