A Netflix não é mais tão experimental como era há alguns anos. Marcas conhecidas como The Witcher, Bridgerton e Resident Evil são filmadas como séries de grande escala com potencial de franquia, enquanto conceitos de sucesso estabelecidos retornam de poucos em poucos meses com uma nova roupagem. Mas nem sempre foi assim.
Durante um tempo, a Netflix se aventurou em nichos em que a concorrência raramente entrava. Projetos peculiares como The OA e Lady Dynamite transformaram o serviço de streaming em um lugar de imprevisibilidade. Uma das melhores séries dessa época é a comédia dramática de ficção científica Maniac, estrelada por Emma Stone.
Brilhante série de ficção científica na Netflix: Maniac com Emma Stone e Jonah Hill vai virar sua cabeça
A história de Maniac nos leva a uma Nova York minimamente distópica. Aqui, a empresa farmacêutica Neberdine Pharmaceutical Biotech (NPB) está causando uma agitação com um teste de três dias destinado a livrar os participantes de todos os seus problemas psicológicos. Para Annie Landsberg, interpretada por Stone, esse teste chega na hora certa.
Annie vaga sem rumo pela vida e relembra uma montanha de relacionamentos rompidos. Acima de tudo, ela não se dá bem com a mãe e a irmã. Na NPB, ela conhece Owen Milgrim, interpretado por Jonah Hill, que vem de uma família rica e tem os seus próprios problemas para resolver.
Duas pessoas diferentes em um lugar misterioso: os quartos da NPB poderiam vir diretamente de uma série claustrofóbica de mistério como Severance e Homecoming. No entanto, a série rapidamente envia os seus personagens para emocionantes aventuras de fantasia e sombrios suspenses de espionagem. Em Maniac, nada é o que parece.
Dica de ficção científica: Maniac é a série perfeita para se divertir na Netflix
Quanto mais nos aprofundamos no labirinto da NPB, mais fascinante a série se torna. Além dos muitos quebra-cabeças e segredos, Maniac impressiona pelo seu visual retrô detalhado. Embora o objetivo aqui seja descobrir algo verdadeiro nos personagens, o ambiente parece distorcido, como se o mundo estivesse desmoronando.
A mente criativa por trás do projeto é Patrick Somerville, que também criou o brilhante conto pós-apocalipse Station Eleven. Ele injeta tons pensativos e bem-humorados na história, que é incansavelmente conduzida pela excelente trilha sonora de Dan Romer (Indomável Sonhadora).
Outro ponto bônus para Maniac: o co-criador Cary Joji Fukunaga (007 - Sem Tempo para Morrer) dirigiu toda a série. São tantas observações atentas em sua produção que você pode assistir a série duas vezes seguidas e descobrir imediatamente novos detalhes sobre o desenrolar da história.
Maniac foi concebida como uma minissérie e estreou na Netflix em 21 de setembro de 2018. Um total de dez episódios com duração entre 26 e 47 minutos esperam por você.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!