Recentemente, foi divulgada a notícia de que várias das séries de anime mais esperadas da Netflix foram vazadas bem antes de seu lançamento oficial. Ranma ½ e O Exterminador do Futuro estavam entre as vítimas dessa falha de segurança, mas uma das maiores surpresas foi que a melhor história de anime da plataforma também fez parte dessa crise.
Desde seu lançamento em 2021, a série que acompanha a explosiva história das irmãs Jinx (Ella Purnell) e Vi (Hailee Steinfeld), personagens do popular videogame League of Legends (LoL), tornou-se um fenômeno aclamado por fãs e críticos. Arcane, além de ter um índice de aprovação de 100% no Rotten Tomatoes, também tem um lugar garantido entre as favoritas do público, ficando entre as 10 melhores séries animadas de todos os tempos no IMDb.
Embora a primeira impressão para muitos possa ser a de que a série foi concebida apenas para aqueles que estão familiarizados com o videogame LoL, a realidade é que seu enredo de duas cidades completamente opostas, uma em ruínas e com pouquíssimos recursos, na periferia de outra que vive na opulência, conseguiu captar muito mais atenção do que a dos jogadores empolgados. Os motivos são muitos, começando pela narrativa que prende desde o primeiro episódio até a estética da animação, a caracterização dos personagens e a música que acompanha cada sequência.
A animação estelar da Fortiche Production
Deve-se mencionar que nada foi deixado de lado nesse projeto, pois ele foi desenvolvido ao longo de cinco anos com um orçamento impressionante de cerca de 80 milhões de dólares (dez vezes mais do que uma série animada padrão). A Fortiche Production foi responsável pela estética que foi trazida à vida combinando técnicas de animação 2D e 3D com uma coloração bicromática que resultou em um espetáculo visual no puro estilo de um universo steampunk.
Quanto à narrativa, o estúdio francês foi responsável por dar profundidade ao enredo, explorando a complexidade dos personagens apresentados em seus 9 episódios. Desde os protagonistas e o principal antagonista Silco (Jason Spisak) até rostos secundários como Jayce (Kevin Alejandro), Caitlyn (Katie Leung), Ekko (Reed Shannon) e muitos outros apresentam lutas internas que se somam ao conflito maior entre Zaun e Piltover.
É claro que a série está envolta em uma aura sombria que não é adequada para menores de idade, desde a personalidade desequilibrada de Powder quando ele se torna Jinx, até a injustiça social que forma a divisão entre as duas cidades, passando pelas sequências de luta com armas e tecnologia aprimorada que são essenciais para uma adaptação de batalha de videogame.
Após seu sucesso, que incluiu a conquista de todos os prêmios Annie para os quais foi indicada, Arcane foi renovada para uma 2ª temporada que, de acordo com seus criadores, será a última da série, embora haja outros projetos no universo em desenvolvimento. Por enquanto, você pode assistir a toda a 1ª temporada dessa série épica na Netflix e aguardar a estreia oficial dos novos episódios quando eles chegarem ao catálogo em novembro.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!