Apesar de serem produções completamente diferentes, Renascer e Sex and The City têm um detalhe para lá de curioso em comum! Sim, a novela rural das 21h da TV Globo está relacionada ao icônico seriado que aborda a vida de quatro mulheres em Nova York. Mas, como!? O AdoroCinema te explica!
Uma Samantha Jones para cada produção!
Na série norte-americana, baseada no livro homônimo de Candace Bushnell, uma das personagens principais se chama Samantha Jones. A personagem vivida por Kim Cattral é a amiga mais velha do quarteto formado por ela, Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon).
Sexualmente livre, bem direta e protetora com suas colegas, Samantha não tem medo de encarar os problemas de frente - e nem os amores diversos ao longo dos episódios!
Coincidentemente, o nome que marcou uma legião de fãs da produção também está no elenco de Renascer! Mas, calma... não se trata da gringa! A artista baiana que vive Zinha no remake global se chama Samantha Jones, do mesmo jeitinho que a estadunidense, e vive sendo questionada sobre uma suposta homenagem à loira nova-iorquina.
Em março deste ano, a brasileira, que nasceu no mesmo ano em que o livro que deu origem à série foi publicado, matou a curiosidade dos fãs e esclareceu que seus pais não pensaram na Samantha de Sex and The Cty na hora de batizá-la!
"Achei que [o nome] tivesse a ver com Sex and The City", escreveu um usuário do Instagram no perfil da jovem. "Só queria saber se a mãe colocou esse nome por causa dela", pediu outro. "Não, foi só uma coincidência engraçadinha", explicou a Jones baiana. Poxa!
Quem é a Samantha brasileira?
A Samantha de Renascer nasceu em Salvador, na Bahia, mas foi criada na cidade de Senhor do Bonfim, no interior do estado. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar artes cênicas na UNIRIO. Em 2021, após concluir o curso, fez sua estreia em telenovelas, interpretando a personagem Adel em Um Lugar ao Sol. Depois, viveu Ciça em Todas as Flores e agora brilha como Zinha no remake da novela de Benedito Ruy Barbosa.
Na história rural, a personagem é filha de Jupará (Evaldo Macarrão) e Flor (Julia Lemos) e cresceu como irmã de criação de João Pedro (Juan Paiva). Ao lado de seu inseparável amigo, ela se tornou experiente na colheita do cacau. Após a perda de seu pai, encontrou em Morena (Uiliana Lina/Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes), seus padrinhos, as maiores referências e fontes de apoio.
Carregando a dor profunda desse luto, Zinha culpa o médico José Augusto (Renan Monteiro) pela tragédia, acreditando que a incompetência dele foi a causa. Apesar de ser emocionalmente imatura, Zinha começa a explorar os sentimentos do coração mais tarde em sua vida.
Personagem mudou de gênero para remake
Na versão original da novela, Zinha era um personagem masculino interpretado pelo ator Cosme dos Santos. "Não foi uma mera mudança de gênero. A Zinha traz para essa versão uma série de discussões novas. A presença de uma mulher num ambiente majoritariamente masculino; a suspeita de uma possível relação com João Pedro; a relação dessa mulher com sua autoestima; a relação desse entorno masculino com uma mulher de fala firme", analisou ela em entrevista ao jornal O Dia.
Tanto na obra televisiva quando na vida real, Samantha levanta a bandeira da bissexualidade. A atriz vive um relacionamento amoroso com Manu Morelli e faz questão de escancarar o amor nas suas redes sociais!