Todo mundo se lembra de Os Flintstones, certo? O desenho icônico que marcou gerações contava a história das famílias Flintstone e Rubble e suas aventuras na Idade da Pedra, lidando com versões pré-históricas das tecnologias dos anos 1960!
Fred, Wilma – uma das melhores mães das animações! –, Pedrita, Bambam, Barney e Betty vivem até hoje no imaginário dos brasileiros, mas um detalhe curiosíssimo sobre a produção pode ter passado despercebido por muita gente...
Estreando em 1960, Os Flintstones se consolidou como a primeira série animada de comédia a ser exibida em horário nobre na televisão americana. Um ano após seu grande sucesso, a animação chegou às telinhas brasileiras.
Inicialmente, a personagem Betty foi dublada por Gessy Fonseca. No entanto, a partir de 1963, a atriz Laura Cardoso assumiu a voz da esposa de Barney e mãe adotiva de Bambam! Surpreendente, não é? E ainda tem mais!
Laura Cardoso se orgulha de Betty
Em 2020, no programa Conversa com Bial, a atriz foi convidada para falar sobre sua longa trajetória na teledramaturgia brasileira. Foram mais de 60 papéis em novelas variadas, além de projetos no teatro, cinema e estúdios de dublagem.
Na época com 93 anos, a veterana da TV relembrou alguns fatos poucos conhecidos de sua jornada, como os anos em que dublou a personagem do clássico Os Flintstones.
"Eu amei fazer a Betty! Outro dia alguém estava discutindo os personagens, e eu fiquei dizendo 'Eu sou a Betty! Eu fiz a Betty. Eu sou ela! Dublagem tem um tempo maravilhoso, de acerto, de fazer texto e imagem", declarou a artista, sempre bem-humorada à Pedro Bial.
Na ocasião, o nome de Cardoso tomou conta das redes sociais, chegando aos assuntos do momento do X, antigo Twitter. Até hoje é um fato bastante curioso!
Atriz foi presenteada com boneca da personagem
Três anos depois, Cardoso recebeu em sua moradia Maria Beltrão, apresentadora do É de Casa, e voltou a falar da personagem. "Sua Betty abalou minha infância inteira", brincou a jornalista. "Fiz com maior prazer", reagiu Laura, reforçando ainda que nunca na vida inteirinha havia negado qualquer papel: "Eu nunca disse não (para um personagem), faria todos!". Diva!
Ainda em 2023, a atriz ganhou um mimo para lá de especial de um fã quando completou 96 anos! Sorridente, ela compartilhou no Instagram uma foto com uma linda boneca da Betty. "Já estou recebendo alguns presentes por aqui. [...] Fiquei muito feliz em receber essa homenagem. E para quem não sabe, eu fui a Betty!", escreveu, divulgando também um trecho da entrevista com Bial.
Se a atriz pudesse gritar aos quatro cantos que foi a voz de Betty, ela gritava... Isso é que é orgulho de um papel!