Em novembro de 1990, uma garotinha – ainda desconhecida do grande público – fazia sua estreia nas telinhas da TV Globo. Aos 11 anos, ela interpretou a pequena Denise em Mico Preto, novela das sete escrita por Euclydes Marinho, Leonor Bassères e Marcílio Moraes.
Na trama, ela viveu a irmã de Denis (Fábricio Bitar), filha de Adolfo (Tato Gabus Mendes) e Amanda (Maria Padilha). Já chegou com tudo, ao lado de gigantes!
Se ainda não sabe de quem estamos falando, te contamos agora: Deborah Secco, uma das atrizes mais talentosas e queridas da atualidade. A carioca cravou seu nome na história da teledramaturgia brasileira com personagens memoráveis e diferentes entre si: desde Irmã Dulce a Bruna Surfistinha. Versatilidade é o sobrenome da musa!
Atriz conquistou o primeiro papel na infância, após muita persistência
Mas, bem antes de se tornar um ícone nas telas (e no teatro também!), Secco era apenas uma menina sonhadora. E determinada, viu? Em entrevista ao Memória Globo, a artista admitiu ter conseguido seu primeiro teste após telefonar diversas vezes para a extinta TV Manchete.
“Quando tinha oito anos, ligava para o número que a Angélica dava para ir no programa dela. Telefonei umas 200 vezes e a moça sempre perguntava se eu queria ir no programa e eu dizia que não, que queria ser atriz", relembrou.
"Acho que na milésima vez, ela me passou para Marilda, que era a produtora de elenco da Manchete. Assim eu comecei. Meu primeiro trabalho foi gravar umas vinhetas que diziam os direitos das crianças. Eu falava: ‘Toda criança tem que ser socorrida em primeiro lugar, em caso de catástrofe.’ Eu nem sabia o que era catástrofe”, acrescentou ela ao veículo.
Alguns anos depois, a intérprete de Bruna Surfistinha descobriu que haveria um teste para uma novela da Globo em uma praça do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. “Infernizei a minha mãe e a gente rodou todas as praças do bairro. Encontramos o lugar e pedi para fazer o teste, que era realizado pelo Walter Avancini e a Denise Saraceni. Fui a última a fazer, passei e fiz a novela Mico Preto”, contou.
Após Mico Preto, Deborah Secco decolou
Mesmo que a sua participação em Mico Preto tenha sido pequena, foi essa novela que começou a traçar o caminho de sucesso para a futura estrela da TV. Na trama, Deborah interpretou a filha de um dos protagonistas, vivido pelo ator Tato Gabus Mendes. "Nessa época, eu não me achava criança. Eu sabia que eu tinha que trabalhar, chegar no horário, que eu tinha que ficar quieta", contou ela ao extinto Video Show em 2013.
Com todo o profissionalismo e visão de mercado ainda criança, Secco foi abrindo portas ao longo de sua trajetória. No mesmo ano, ela também participou da clássica Meu Bem Meu Mal e, dois anos depois, fez episódios no programa Você Decide e na Escolinha do Professor Raimundo. Em 1993, também esteve na minissérie Contos de Verão, mas sua vida mudou, de fato, como Carol em Confissões de Adolescente, exibida em 1994 na TV Cultura.
Nos próximos anos, estrelou em grandes produções da TV Globo como A Próxima Vítima (1995) e Suave Veneno (1999), até ganhar sua primeira protagonista, Cecília de Sá, em A Padroeira (2001), de Walcyr Carrasco. Dali em diante, Deborah se consagrou no mercado televisivo! Determinação é tudo, não é?