Esta matéria contém informações sobre o final da temporada de The Acolyte. Caso não tenha assistido e ainda assim quiser saber spoilers, está por sua conta e risco!
Depois de muitas reviravoltas impressionantes ao longo de seus 8 episódios, a primeira temporada de The Acolyte, a mais nova série do universo Star Wars chegou ao fim na última semana. O último capítulo deixou uma gama de pontas a serem amarradas numa possível segunda temporada, em especial, a cena final reservou uma surpresa para os fãs da saga.
Nós já tínhamos falado antes, aqui no AdoroCinema, sobre a possibilidade da aparição de um dos personagens mais queridos da galáxia: Yoda. Na época, antes da estreia, a showrunner Leslye Headland tinha dado a entender que os personagens dos filmes muito dificilmente estariam na série. Mas, assim como os grandes plot twists da trama, não passava de uma forma de manter a informação em segredo.
O mestre Jedi, que viria a se tornar o mentor de Luke Skywalker praticamente 150 anos depois, aparece de costas nos últimos segundos do episódio e nem chega a falar uma palavra sequer, mas só a sua presença faz toda a diferença. Na cena, Mestre Vernestra (Rebecca Henderson) vai buscar conselhos do ancião após uma reunião tensa com o Senado.
Por que a presença de Yoda em The Acolyte é tão importante?
No mesmo episódio, Darth Plagueis, o infame Lord Sith, fez sua primeira aparição. Tudo indica que o responsável por treinar ninguém menos que Darth Sidious/Palpatine (Ian McDiarmid) terá uma participação importante no desenrolar da história de Osha (Amandla Stenberg) com o Estranho (Manny Jacinto) no lado negro da Força.
Isso explica porque Yoda estar em The Acolyte vai muito além do fan service, que é tão frequente nos derivados de Star Wars. Muito pelo contrário, o mestre garante a coerência do spin-off com as regras do universo criado por George Lucas. Isso porque, a “balança” da Força precisa estar equilibrada dos dois lados: Jedi e Sith, como defende a própria Leslye Headland:
“É por isso que era importante apresentar Yoda. Plagueis sempre esteve no roteiro e sempre foi pensado para ser uma provocação para uma segunda temporada. Por isso, precisava haver algo do outro lado. Se você vai apresentar Plagueis, não pode haver essa lacuna. Os Jedi precisam ter seu peso-pesado”, argumentou em entrevista à Entertainment Weekly.
A segunda temporada de Star Wars: The Acolyte ainda não foi confirmada, então só podemos aguardar para saber se veremos mais de Yoda em breve.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!