Minha conta
    Para proteger Sandy, Globo vetou piada do Casseta e Planeta sobre tema incômodo: "Não pudemos fazer"
    Luiz Eugênio de Castro
    Luiz Eugênio de Castro
    -Redator
    Um jornalista apaixonado por novelas e TV desde muito pequenininho. Fã de carteirinha de realities e vilãs icônicas!

    Ao interpretar sua primeira protagonista em Estrela-Guia, Sandy foi protegida pela TV Globo.

    Divulgação/TV Globo

    Em 2001, Sandy encarou um novo desafio em sua carreira. A jovem, que recentemente emocionou a equipe de Evidências do Amor, deixou a música de lado para interpretar a personagem Cristal na novela Estrela-Guia. A novela das 18h virou assunto em todo o país, principalmente por se tratar da estreia da cantora nas telinhas – ainda mais como protagonista!

    Vinte anos depois, um dos integrantes do Casseta e Planeta, Cláudio Manoel, revelou ao programa Foi Mau, de Maurício Meirelles, que a voz de “Pés Descalços” estava com medo da exposição e a TV Globo chegou a vetar uma piada do programa humorístico sobre um tema sensível para a cantora. Veja o que aconteceu:

    Sátira de novela com Sandy foi vetada

    Para quem não lembra, o Casseta e Planeta, Urgente! – exibido entre 1992 e 2010 no canal televisivo carioca – tinha um quadro em que os comediantes faziam sátiras da novelas, usando e abusando da caricatura e dos estereótipos das estrelas. Segundo Cláudio, a filha de Xororó não foi um dos alvos, a pedido do próprio pai da cantora.

    "Sandy estava com medo da novela ser exposta, porque ela não era atriz. A condição do pai dela foi: ‘Ela faz [a novela] desde que a casa a proteja desse tipo de exposição", contou. O comediante ainda expôs que uma imitação da novela Estrela-Guia chegou a ser gravada, mas a emissora acabou decidindo engavetar o conteúdo.

    "Fizemos uma paródia chamada 'Estrela-Virgem', porque não sabíamos das condições, até que nos chamaram. Foi um certo bloqueio. Não pudemos fazer”, lamentou.

    Marcela Haddad/TV Globo

    Virgindade: tema sensível para a cantora

    Vale lembrar que, na ocasião, existia um forte estigma sobre a vida sexual de Sandy, já que ela começou muito cedo na indústria musical. "Fui muito cobrada e muito estigmatizada, porque quando eu tinha uns 14 anos alguém me fez a pergunta: ‘Você pensa em casar virgem?’. Aí eu falei que a minha mãe casou virgem e eu achava bonito. Eu era romântica, não tinha nem namorado. Mas pronto, foi o suficiente", disse ao podcast Quem Pode Pod, no ano passado.

    Assim, ao longo de toda a sua juventude, questionamentos do tipo continuaram. “É muito injusto porque eu era muito nova. E eu não sabia botar limite e não responder. Então, ou eu respondia e ficava mal depois, ou eu mentia”, acrescentou, recordando ainda que mentiu sobre o seu primeiro beijo!

    Mais polêmicas por trás de Estrela-Guia

    Outras polêmicas sondaram a carreira de atriz de Sandy no início dos anos 2000. Sua novela de estreia também gerou críticas de religiosos fervorosos – desde católicos a evangélicos! Na trama, Cristal vivia em uma comunidade hippie no interior de Goiás, rodeada de misticismo.

    "Abominamos o esoterismo, a leitura de horóscopo e acreditamos que os astros não influenciam na vida humana", declarou o padre Wilson Victoriano Ferreira da Silva, diretor espiritual da Renovação Carismática da Diocese de Jundiaí, de São Paulo, ao jornal O Estado de S. Paulo.

    Naquele mesmo ano, bispos líderes da Igreja Metodista do Brasil compartilharam um manifesto pedindo para que seus seguidores não assistissem às novelas da TV Globo, destacando que as obras influenciavam as pessoas, "particularmente os fãs adolescentes, a aceitarem uma espiritualidade mágica", publicaram em alusão à Estrela-Guia.

    Na época, a própria autora, Ana Maria Moretzsohn se pronunciou, defendendo a produção e alegando que Cristal vivia preceitos que vinham de todas as religiões. "Fora isso, não digo que viver em comunidade é melhor. Não faço apologia de nada. Sou cética, não esotérica", declarou à Folha de S.Paulo.

    Sandy beijou ator 17 anos mais velho

    Outra questão controversa envolvia o par romântico de Sandy na novela. Guilherme Fontes, na época com 34 anos, interpretava Tony, que se apaixonava por sua afilhada Cristal, de 17 anos. Parte dos espectadores ficou chocada com a diferença na idade dos artistas.

    Divulgação/TV Globo

    Os burburinhos ficaram ainda mais intensos quando um beijo aconteceu entre os dois! Apesar da polêmica, a cantora garantiu que não houve restrições de cenas. “Em novela das 6 não há esse tipo de perigo. Há beijo, mas eu dou beijo na boca na vida real, então, não tem problema [risos]", rebateu ao Estadão, na ocasião.

    Estrela-Guia
    Estrela-Guia
    Data de lançamento 2001-03-12 | min
    Séries : Estrela-Guia
    Com Sandy, Guilherme Fontes, Carolina Ferraz
    Usuários
    3,5
    Assista agora em Globoplay

    Você pode assistir aos 83 capítulos de Estrela-Guia no Globoplay! Desde 2020, a produção protagonizada por Sandy está completa na plataforma de streaming!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top