Longe de dizer que a comédia está sofrendo uma crise na indústria televisiva, é interessante observar como as novas produções do gênero tem adicionado doses de drama entre os momentos cômicos de maneira mais direta. Hoje vivemos um momento curioso que reflete uma tentativa de inovação na fuga do esgotamento do que foi feito nas últimas duas décadas.
Títulos como The Bear e Hacks, por exemplo, são ótimas dramédias que flertam com diferentes estilos narrativos. Para além destes, existem também as séries que utilizaram a fórmula do que deu certo na comédia recente para fazer o público rir e se encantar com novos personagens. Após o encerramento de The Office e Modern Family, uma série garantiu as gargalhadas da audiência em um formato parecido: Abbott Elementary.
Emmy 2022: Por que What We Do In The Shadows, série de Taika Waititi, merece ganhar o prêmio? (Opinião)Criada, escrita, produzida e estrelada por Quinta Brunson, a sitcom norte-americana se inspira nos mocumentários (falsos documentários), como a trama protagonizada por Steve Carell, e acompanha a rotina de uma escola pública na Filadélfia, onde os professores lutam diariamente para fazer o melhor com poucos recursos. Dentro dessa safra da nova comédia da TV estadunidense, a série é escrachada em inúmeros momentos, mas ganha muitos pontos ao se dedicar ao drama e ao aprofundamento dos personagens (mesmo que de forma bem sutil).
A partir do empenho de Janine Teagues (Brunson) em nadar contra marés da burocracia, os demais professores começam a reconhecer que podem, sim, fazer a diferença no local. Esse aspecto faz com que o drama esteja presente nas três temporadas da série. Afinal, o humor e o drama fazem parte da vida real e constantemente os dois se entrelaçam de maneira única. Quantas vezes soltamos um “rir para não chorar” em casos de desespero? Questão de perspectiva e um pouco de esperança também.
Com o recente lançamento da 3ª temporada de Abbott Elementary no Disney+, todos os elementos vistos até o momento são catapultados a novos níveis. O status de 99% de aprovação no Rotten Tomatoes e as 4 vitórias no Emmy, 3 estatuetas no Globo de Ouro e diversas indicações na temporada de premiações consagraram a comédia como uma das melhores produções da atualidade.
Os atores também dão um show de atuação. Além da estrela de A Black Lady Sketch Show, o elenco principal também conta com Tyler James Williams, o protagonista de Todo Mundo Odeia o Chris (ou o carinha que mora logo ali), Sheryl Lee Ralph, Chris Perfetti, Lisa Ann Walter e Janelle James.
Muitos esquecem que ela existe mas esta série de comédia conquistou público e crítica: Uma joia de seis temporadas e disponível no streamingMostrando a expansão do elenco e de novos ambientes, além de participações especiais de personalidades como Taraji P. Henson, Bradley Cooper e Shea Couleé, o terceiro ano da série tem um número reduzido de episódios devido aos efeitos das greves dos atores e dos roteiristas. Ainda assim, mantém o nível de qualidade nas alturas.
Recheada de referências à cultura pop e a temas bem atuais, a trama também mostra que é possível unir elementos já vistos na TV de maneira original. Para quem gosta de dar umas boas risadas, e eventualmente se emocionar com a bonita trajetória de personagens que se tornam entes queridos, essa é uma ótima pedida.
As 3 temporadas de Abbott Elementary estão disponíveis no catálogo da Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!