A Dança dos Dragões está tomando forma e acumulando fôlego nos primeiros episódios da nova temporada de House of the Dragon. Ainda há muito mais tensão por vir, mas nesse início já tivemos momentos fortes como o fatídico “Sangue e Queijo” e a luta entre os gêmeos Cargyll. Há inclusive, uma cena do segundo capítulo que foi inspirada em uma tragédia real.
O episódio que foi ao ar nesse domingo (23), “Rhaenyra, A Cruel”, mostrou a repercussão da morte do pequeno Jaehaerys tanto do lado dos Verdes quanto dos Pretos. A procissão fúnebre orquestrada por Otto Hightower foi uma das sequências mais densas da temporada. Para criar sua atmosfera dramática, a diretora Clare Kilner usou o funeral da Princesa Diana como referência:
“Alicent e Haelaena tiveram que lidar com todo mundo encarando. Eu cheguei a puxar imagens do funeral da Princesa Diana para mostrar aos figurantes como eu queria que eles se comportassem. Eu também pedi para que eles associassem a cena às suas próprias manifestações de luto e que todos realmente individualizassem para que não fosse apenas uma multidão fazendo uma coisa”, descreveu em entrevista ao podcast Still Watching da Vanity Fair.
O funeral de Lady Di, que morreu em um acidente de carro em Paris, levou uma multidão às ruas de Londres em 6 de maio de 1997. Estima-se que 2,5 milhões de pessoas tenham ido prestar condolências à tão idolatrada princesa, além de ter sido transmitido mundialmente ao vivo pela televisão.
Como foi gravada a cena da procissão fúnebre de Jaehaerys?
Durante o velório, que foi gravado em duas cidades da Espanha e na Inglaterra, é realmente interessante prestar atenção no elenco de apoio que faz o povo de King’s Landing. As expressões de choque com o corpo da criança, o desespero para tocar em Haelaena e o ódio manifestado por Rhaenyra refletem as múltiplas camadas dos ecos da guerra prestes a eclodir.
Kilner, que é responsável pela direção de outros episódios da 1ª e 2ª temporada do spin-off de Game of Thrones, também contou outro elemento relacionado aos figurantes que foi indispensável para dar o tom à cena do cortejo:
“Eu queria muito trazer um efeito de câmera lenta, mas é muito difícil reproduzir isso por causa da carruagem em movimento. Então, eu falei com a nossa diretora de arte e ela achou umas plumas que flutuavam no tempo perfeito. Nós pedimos aos extras para jogarem elas e acho que agregou muita emoção à cena”, detalhou.
Os episódios da 2ª temporada de House of the Dragon estão sendo lançados semanalmente na Max.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!