A matéria contém spoilers sobre a 2ª temporada de House of the Dragon
Em 2022, a 1ª temporada de House of the Dragon deixou um gosto amargo na boca dos fãs com a chocante morte de Lucerys Velaryon (Elliot Grihault), filho de Rhaenyra Targaryen (Emma D'Arcy).
Parece óbvio que a filha de Viserys (Paddy Considine) estaria sedenta por vingança, mas, enquanto ela vive o luto, seu parceiro Daemon (Matt Smith) tomou a iniciativa de ir atrás do responsável pela morte de Lucerys, Aemond Targaryen (Ewan Mitchell).
O primeiro episódio da 2ª temporada da série, que estreou neste domingo (16), termina com mais uma brutal morte de outra criança: dessa vez, é Jaehaerys Targaryen, neto de Alicent Hightower (Olivia Cooke). Não estava nos planos de Daemon e nem de Rhaenyra que o herdeiro de Aegon (Tom Glynn-Carney) fosse assassinado e este é um dos grandes eventos do livro "Fogo e Sangue", de George R.R. Martin.
No momento conhecido como "Sangue e Queijo", a dupla de assassinos, a serviço de Daemon, invade o palácio para matar Aemond. No entanto, eles não conseguem achar o alvo e, com a frase "um filho por um filho" em mente, decidem ir atrás dos filhos de Helaena (Phia Saban). No quarto, eles a fazem escolher qual das duas crianças deve morrer, em uma sequência que os fãs consideraram como "sem graça" e "anticlimática".
Segundo os fãs da série, era esperado que o momento fosse tão emotivo quanto no livro, com Helaena em desespero, escolhendo o filho mais novo, Maelor, para morrer, ao invés de Jaehaerys. Na obra original, eles acabam matando Jaehaerys de qualquer forma, mas Alicent também está presente no quarto, assistindo à morte do neto.
"A HBO não aprendeu nada com os erros de Game of Thrones", comentou um fã no X. "Destruíram Sangue e Queijo. A Helaena simplesmente entregando o filho sem uma reação, sem um sentimento. Um lixo", escreveu outro.
Além disso, alguns fãs gostariam que a cena fosse mais gráfica e tão chocante quanto o Casamento Vermelho em Game of Thrones. A morte da criança não surpreendeu aos fãs da série, mas a forma em que foi apresentada incomodou a muitos espectadores.
No entanto, nem todos concordam com a exposição de uma cena tão pesada quanto essa. "Sangue e Queijo definitivamente não foi o novo Casamento Vermelho, como muitos diziam", escreveu a conta House of the Dragon Brasil, no X. "O ponto é: será que precisamos ver uma criança perdendo a cabeça na TV por entretenimento?".
Já antecipando a reação fervorosa dos fãs da série, o showrunner Ryan Condal explicou como foi a tomada de decisões no episódio que dividiu opiniões. À Variety, ele disse: "Uma das coisas que é desafiadora na adaptação de Sangue e Fogo é que há uma narrativa intencionalmente conflitante no livro, onde muitas vezes há esses três pontos de vista diferentes sobre a história que não se alinham entre si".
"Portanto, é nosso trabalho como adaptadores tentar encontrar a linha objetiva através disso para trazer o público para a narrativa conforme vemos que ela foi apresentada", concluiu.
O próximo episódio da 2ª temporada de House of the Dragon estreia no domingo, 23 de junho, às 22h.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!