Produção mais bem-avaliada da história do Marvel Studios, X-Men '97 chegou de mansinho e entregou uma temporada de estreia épica, cheia de reviravoltas e histórias vindas diretamente do quadrinhos, com personagens que levaram o público à ondas de emoção.
Já renovada para o 2º ano, a produção não teve apenas bons momentos, já que o showrunner Beau DeMayo, responsável por dirigir, supervisionar e roteirizar a série, foi despedido antes do primeiro episódio chegar ao Disney+. Após ficar um período em silêncio, o produtor retornou às redes sociais para comentar a narrativa que se desenrolava semanalmente.
A primeira versão live-action dos X-Men não foi com Hugh Jackman: Os mutantes apareceram na TV, mas ninguém lembraApós a exibição do último capítulo, entre os vários comentários sobre a trama, ele falou especificamente sobre Morfo e Wolverine. Nos momentos finais da temporada, vendo Logan moribundo, o herói metamorfo se transforma momentaneamente em Jean Grey e revela seu amor ao personagem interpretado por Hugh Jackman no live-action.
"Sim, Morfo estava confessando sentimentos românticos por Logan", escreveu Beau na ocasião em suas redes sociais. Agora, semanas após o desfecho da série, o cineasta retomou o assunto no X (Twitter) para esclarecer qualquer dúvida sobre os sentimentos do personagem.
"Da bíblia [do projeto] ao roteiro, a confissão de Morfo a Logan sempre foi romântica. Discutir isso abertamente e frequentemente durante a produção. Sugerir o contrário, muito menos contradizer a intenção de um escritor-showrunner queer, é ao mesmo tempo ofensivo e straight-washing [trazer para uma perspectiva heteronormativa para algo LGBTQIAP+]", escreveu ele sobre declarações de pessoas que fizeram publicações retirando o contexto amoroso da cena.
"Falar sobre representação e sua importância, e depois contradizer um criador gay negro, uma vez que ele consegue se tornar um dos poucos showrunners gays e negros, é simplesmente desonesto", concluiu.
Sucesso de X-Men '97 pode trazer maior série do Homem-Aranha de volta, mas há um grande “obstáculo” no caminhoEmbora não esteja envolvido na produção da 2ª temporada neste momento, Beau contribuiu para os roteiros e direcionamentos dos episódios inéditos antes de deixar a Marvel. Para um terceiro ato da série, o chefe de streaming da casa, Brad Winderbaum, já prevê a entrada de novo produtor no futuro.
Com 10 episódios, a temporada de estreia de X-Men ‘97 está disponível no Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!