Superando títulos como Bridgerton, Geek Girl e o suspense policial Eric, a novata Não nos Calaremos já se tornou a série mais vista da Netflix nesta semana. Atualmente, a produção espanhola está em primeiríssimo lugar no streaming, e fez com que muitos se perguntassem: será que a trama é baseada em uma história real?
Conheça Não nos Calaremos, da Netflix
Antes de mais nada, para quem ainda não conferiu a série, aqui vai um resumo: Alma (Nicole Wallace) é uma jovem de 17 anos que, um dia, decide pendurar uma faixa no portão de sua escola com os dizeres "aqui se esconde um estuprador". A garota só queria denunciar um abuso que sofreu, mas a investigação do crime acaba colocando suas relações com amigos, familiares e sua própria sanidade à prova.
A trama pode facilmente se encaixar na vida real, então faz sentido que os espectadores tenham se questionado sobre a veracidade dos acontecimentos mostrados na tela. Entretanto, apesar de se inspirar na luta das mulheres contra o assédio e a violência sexual, Não nos Calaremos não é especificamente baseada em uma história ou caso verídico.
A minissérie adapta o livro homônimo Ni Una Más (título original), lançado pelo escritor e jornalista espanhol Miguel Sáez Carral em 2021. Sáez Carral também foi responsável por co-escrever a produção da Netflix ao lado de Isa Sánchez (O Ministério do Tempo).
Mas há um momento na série em que, de fato, podemos encontrar uma referência real: quando Alma cria um perfil falso no Instagram, ela usa o nome de usuário @Iam_colemanmiller. É uma homenagem a Daisy Coleman e Chanel Miller, duas adolescentes norte-americanas cujos casos de agressão sexual reverberaram mundialmente.
Os oito episódios de Não nos Calaremos já estão na Netflix e, até o momento, ainda não temos nenhuma informação oficial sobre uma possível 2ª temporada.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!