A 4ª temporada de The Chosen finalmente ganhou uma data para chegar às plataformas digitais, após a exibição dos episódios nos cinemas. No entanto, o anúncio feito pelo criador da série religiosa, Dallas Jenkins, surge em meio a um clima nem tão festivo. E o motivo, seria uma disputa travada entre ele, e a distribuidora Angel Studios.
Conforme apurado pelo The Hollywood Reporter, Dallas Jenkins enfrenta um duro empasse com sua antiga parceira de negócios, a empresa Angel Studios. “O que estou prestes a dizer é muito triste”, anunciou Jenkins em vídeo aos fãs, na última quarta-feira (29).
O criador de The Chosen firmou uma sociedade com a Angel Studios há alguns anos, quando a série ainda estava em desenvolvimento. A empresa teria financiado a produção com dinheiro obtido através de crowdfunding, além de ter lançado o programa em seu aplicativo.
O empasse entre as partes, diz respeito, sobretudo, ao crescimento (inesperado) da produção. Realizada inicialmente com um baixíssimo orçamento, a série foi sofrendo mudanças ao longo das temporadas. Como um novo mecanismo de crowdfunding, e diversos acordos diretos de licenciamento, para colocar o programa em streamers como a Netflix, entre outros.
“A decisão do juiz afirmou de forma abrangente a nossa posição… e o relacionamento do The Chosen com a Angel Studios está efetivamente encerrado. Não temos prazer nisso. Queremos reiterar nosso profundo apreço por seu papel imensurável na forma como lançaram o programa. Mas chegamos à conclusão de que simplesmente não tínhamos escolha [a não ser nos separarmos de Angel] para o futuro da nossa empresa e do programa", confirmou Dallas Jenkins, via The Hollywood Reporter.
Em resposta ao “grupo” The Chosen, a Angel Studios, representada pelo CEO Neal Harmon, divulgou uma nota, em que lamenta a quebra de contrato, e manifesta a intenção de recorrer da decisão:
“A equipe do Angel Studios está honrada por ter sido fundamental na fundação e no crescimento inacreditável de The Chosen [...] Nossas longas horas de trabalho árduo nos últimos oito anos por equipes de programadores, profissionais de marketing, tradutores, especialistas em licenciamento e inovadores ajudaram-no a se tornar o sucesso mundial que é hoje. Infelizmente, 'The Chosen, Inc.' optou por rescindir seu contrato conosco. Esperamos que um dia o acordo seja restaurado – e planejamos seguir com a cláusula de apelação que Angel e The Chosen concordaram, como o processo para resolver divergências de forma privada” Neal Harmon, via The Hollywood Reporter.
The Chosen: Descubra por que a série sobre Jesus Cristo é diferente de outras produções religiosasDallas Jenkins ainda atribui a este imbróglio judicial, o atraso para a divulgação de uma data para a transmissão da 4ª temporada no streaming: “Esse atraso foi terrível”, acrescenta Jenkins, “e o último ano e meio foram os meses mais difíceis da existência do nosso programa. Mas agora temos um caminho claro e emocionante para seguir em frente”.
Segundo o perfil The Chosen Brasil nas redes sociais, a série disponibilizará os episódios 1 e 2 de sua 4ª temporada, no dia 23 de junho, a partir de uma live de lançamento nos canais oficiais da série no Brasil, no YouTube e Facebook. A partir do dia 24 de junho, os episódios também serão disponibilizados no aplicativo próprio de The Chosen, com opções adicionais de streaming e transmissão sendo anunciadas em breve.
Ainda não há a previsão de quando a 4ª temporada chegará completa ao app The Chosen. O aplicativo The Chosen está disponível para download, incluindo iOS e Android. Além do aplicativo próprio, as três primeiras temporadas de The Chosen também estão em plataformas como Netflix e Globoplay. Ainda é possível conferir os episódios 7 e 8 - os últimos episódios da atual temporada -, nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!