Nem toda adaptação bíblica dá certo? Para o criador de The Chosen, Jesus “não é um bom personagem principal”
Giovanna Ribeiro
Giovanna Ribeiro
-Redatora e Crítica
Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

The Chosen - Os Escolhidos, a série independente criada por Dallas Jenkins, se tornou um sucesso global que nem mesmo seu criador estava esperando.

The Chosen pode ser considerado um grande fenômeno global, conquistando não só o público cristão, como chamando atenção da indústria para a trama religiosa. Criada de forma independente e com baixíssimo orçamento por Dallas Jenkins, a série explora os principais eventos bíblicos, buscando se estabelecer como uma adaptação moderna, afinal, está longe de ser a primeira interpretação de Jesus (Jonathan Roumie) nas telas.

E Dallas Jenkins parece bastante atento a isso. Se até Martin Scorsese sofreu duras críticas com seu filme de 1988, A Última Tentação de Cristo, como acertar em uma adaptação do mesmo gênero? Jenkins é o primeiro a reconhecer a dificuldade: “Eu sei que isso parece ruim, mas Jesus não é realmente um bom personagem principal [...] Ele não aprende nada. Ele não cresce. Ele não luta”, confessa ele, ao The Hollywood Reporter.

A receita do sucesso

Jesus (Jonathan Roumie) em The Chosen. Lionsgate Television
Jesus (Jonathan Roumie) em The Chosen.

Em entrevista, Jenkins conta que, foi ao assistir The Wire, na HBO, que pensou: “e se alguém contasse a história de Cristo em uma série dramática que salta entre diferentes pontos de vista sociopolíticos, como em The Wire, enquanto se concentra principalmente em atores coadjuvantes?” (Via: The Hollywood Reporter).

Para o criador de The Chosen, essa era uma abordagem muito inovadora, e com grandes chances de dar certo: “Eu pensei: 'Cara, isso pode ser tão legal. Quem fizer isso vai parecer muito inteligente.'” Para tal, naturalmente, seria preciso derrubar certas convenções da narrativa bíblica tradicional, e alcançar o público "mainstream".

Ao que tudo indica, todas as apostas arriscadas da equipe de roteiristas - que também incluem Jenkins -, como Maria Madalena (Elizabeth Tabish) alcoólatra e sobrevivente de abuso sexual ou Mateus (Paras Patel) com autismo, parecem ter dado mais do que certo. E Jesus, o grande protagonista, sendo este "terapeuta caloroso e afável com um senso de humor seco como o deserto” - segundo definição do The Hollywood Reporter -, também acabou cativando o público.

Ator de The Chosen revela como é sua preparação para interpretar Jesus na série: 4ª temporada foi a mais desafiadora (Entrevista)

No Brasil, os episódios 1 e 2 da 4ª temporada, serão disponibilizados no dia 23 de junho, a partir de uma live de lançamento nos canais oficiais da série no YouTube e Facebook. A partir do dia 24 de junho, os episódios também serão disponibilizados no aplicativo próprio de The Chosen, com opções adicionais de streaming e transmissão sendo anunciadas em breve.

Ainda não há a previsão de quando a 4ª temporada chegará completa ao app The Chosen. O aplicativo The Chosen está disponível para download em players ou dispositivos de streaming, incluindo iOS e Android.

Além do aplicativo próprio, as três primeiras temporadas de The Chosen também estão em plataformas como Netflix e Globoplay. Ainda é possível conferir os episódios 7 e 8 - os últimos episódios da atual temporada -, nos cinemas.

The Chosen
The Chosen
Data de lançamento 2017-09-20
Séries : The Chosen
Com Jonathan Roumie, Shahar Isaac, Elizabeth Tabish
Usuários
4,7
Assista agora no Prime Video

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados