2024 é o ano da 3ª temporada de Bridgerton, da 2ª temporada de Round 6 e das estreias de O Problema dos 3 Corpos e O Caso Asunta, entre outros lançamentos. Mas, além das produções que a Netflix vem anunciando com grande alarde, a plataforma de streaming lançou outras séries, minisséries e filmes em seu catálogo que, sem que ninguém esperasse, se revelaram grandes surpresas e rapidamente conquistaram seu lugar entre os melhores do ano.
Uma delas foi, sem dúvida, Bebê Rena, a minissérie britânica desenvolvida pelo comediante, ator e roteirista Richard Gadd com base em um monólogo teatral com o qual ele já fazia sucesso há alguns anos e que, por sua vez, era baseado em uma experiência pessoal traumática de seu passado.
Criada e estrelada por Richard Gadd para a Netflix, a minissérie conta a história de como um comediante inspirado em si mesmo, Donny Dunn, conheceu uma mulher enquanto trabalhava em um bar e lhe pagou uma bebida, sem saber que ela se tornaria sua perseguidora. Depois desse primeiro encontro, a mulher se tornaria seu pior pesadelo durante anos, seguindo-o e a sua comitiva e enviando-lhe 41.071 e-mails, 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets e 106 páginas de correspondência escrita. Ao mesmo tempo, Dunn confrontou seus próprios traumas do passado, com a série abordando algumas questões realmente sensíveis com grande crueza, mas também com algum humor.
“Uma das melhores coisas que já vi”, escreveu Stephen King sobre Bebê Rena. “Meu primeiro pensamento foi agradecer a Deus pelo fato de meu romance - Louca Obsessão - ter sido lançado primeiro, ou as pessoas pensariam que eu o havia roubado de Richard Gadd, que escreveu e produziu todos os sete episódios.
Uma reflexão polêmica, já que a verdadeira perseguidora foi identificada pelos fãs da série e ela mesma deu entrevistas contando sua versão da história, Bebê Rena foi um verdadeiro sucesso na Netflix, onde milhões de contas a devoraram na íntegra. Algo que não é complicado, pois pode ser assistido em apenas 4 horas.
Se você gostou de Bebê Rena, uma boa recomendação para assistir em seguida, caso ainda não tenha assistido, é conferir o inesperado sucesso da plataforma em 2023, Treta, que triunfou nas categorias de comédia no último Emmy Awards, ganhando cinco prêmios.
Criada por Lee Sung-Jin para a Netflix, com produção do prestigiado estúdio A24, a minissérie é uma comédia menos sombria que Bebê Rena, mas também acaba se tornando uma experiência muito intensa. Além disso, o gatilho para toda a história, como em Bebê Rena, é um encontro casual que leva a uma situação extrema que pega de surpresa a vida já menos perfeita dos protagonistas.
Em Treta, Steven Yeun e Ali Wong interpretam dois estranhos com vidas radicalmente diferentes que têm um encontro casual em um estacionamento que se transforma em um confronto. O que começa como um incidente de trânsito entre dois motoristas, como milhares de outros todos os dias, transforma-se em um conflito que traz à tona o lado mais sombrio de ambos e os leva à loucura.
Ao contrário de Bebê Rena, Treta não se baseia em uma história real, embora coincidam em sua curta duração - Treta pode ser visto em apenas 5 horas - e é um verdadeiro deleite em termos de história e atuações que não o deixarão sair.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!