Em outubro de 2001, os americanos pensaram muito sobre a figura do "Super-Homem" e a humanidade dos heróis que haviam criado ao longo das décadas. Nos quadrinhos, muitos deles tiveram que enfrentar suas próprias perguntas após uma catástrofe: "Por que você não estava lá?", "Por que temos você se você não nos ajuda?", "Precisamos mesmo de um Super-Homem?" E, ao mesmo tempo, nesse clima de desconfiança de um povo que, no fundo, precisava dessas histórias, nasceu Smallville. Ninguém esperava que ela terminasse dez anos depois sob aplausos gerais.
Ao longo de seus 217 episódios, Smallville mostrou a evolução de Clark, desde um adolescente em busca de suas origens até o retorno de Lex Luthor e a chegada de Darkseid à Terra. O curioso é que teve até uma 11ª temporada exclusivamente em formato de quadrinhos, com 19 edições, em que ele deixou de ser “o bolha” para se tornar, pela primeira vez diante dos olhos do público, o Superman.
A evolução emocional do personagem foi revelada não apenas pelos enredos, mas também por seu traje. Embora tenha levado algum tempo para que ele se tornasse o Superman que conhecemos, a paleta de cores indicava seu progresso. Por exemplo, nas primeiras temporadas, ele usa muito vermelho e amarelo e, no final, mais azul, as cores primárias e representativas do herói de Krypton. Portanto, quando ele se afasta do Superman por um motivo ou outro, suas roupas mudam para outras cores.
Esse é o caso do final da 2ª temporada, quando a kryptonita vermelha o despoja de sua moralidade e ele passa a usar preto, mas essa cor nem sempre é associada à vilania: nas temporadas posteriores, é a cor do The Blob, representando a partir de então, e com variações (cinza, branco), sua ligação com o herói. Afinal, se as cores do Super-Homem são as primárias, o preto é a ausência delas (representando a herança de Krypton) e o branco ao mesmo tempo (sua consciência humana). Isso não significa que, quando ele usa preto e branco, está em momentos vitais antagônicos, mas é uma forma de ver o estado de espírito em que ele se encontra naquele momento. Sutil, mas perceptível a qualquer fã que observou com mais atenção.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!