Um dos maiores acertos dos quase 5 anos de existência do Disney+, X-Men '97 encerrou sua primeira temporada nesta quarta-feira (15). Sob direção geral de Jake Castorena e produção de Beau DeMayo, os dez primeiros episódios do revival já estão disponíveis no serviço de streaming.
A trama acompanha os acontecimentos posteriores ao capítulo final de X-Men: The Animated Series, no qual um moribundo Charles Xavier se diz orgulhoso dos X-Men antes de ser levado por Lilandra Neramani. Desta vez, na ausência do Professor X, quem comandará a equipe é ninguém menos do que Magneto.
“Sempre serão uma alegoria sobre preconceitos”: Mais de 30 anos depois da série original, diretor de X-Men ‘97 explica relevância dos mutantes da Marvel na atualidade (Entrevista)A partir deste ponto, os 10 capítulos adaptam importantes histórias dos quadrinhos da Marvel. Com 98% de aprovação no Rotten Tomatoes, X-Men ‘97 foi aclamada pelo público e pela crítica. Na prévia de "Primeiras Impressões", o AdoroCinema já havia antecipado que a série propunha um "retorno aos dias de glória dos mutantes da Marvel nas telas" e o restante da temporada correspondeu ao alto nível dos capítulos iniciais.
Com diversas aberturas a todo o universo da Marvel, com o retorno da versão de diversos personagens que fizeram aparições durante os anos 1990, a produção encerrou os principais arcos da narrativa e não perdeu tempo em antecipar o que esperar dos vindouros capítulos inéditos.
O que esperar da 2ª temporada de X-Men ‘97?
Seis meses se passaram desde o fim da batalha e Forge segue procurando os X-Men que desapareceram do Asteróide M. Nisso, Bishop aparece para ajudá-lo nesta missão. Enquanto isso, descobrimos que Vampira, Noturno, Fera, Magneto e Professor X foram enviados para o Egito de 3 mil anos a.C., onde encontram En Sabah Nur, aquele que se tornará o destemido vilão Apocalipse.
Este núcleo do passado deve se concentrar em como o mutante se tornará o antagonista de rosto azul. É bem possível que adapte partes do arco Rise of Apocalypse, publicado durante os anos 1990. Nele, existe um embate entre ele e o Faraó Rama-Tut, uma variante de Kang, o Conquistador que viajou no tempo.
Já no futuro, em 3060 d.C., Ciclope e Jean Grey encontram Nathan Summers (Cable) em um futuro que nunca puderam compartilhar. Lá eles encontram o Clã Askani, liderado pela Mãe Askani - ninguém menos do que uma filha do casal de outra realidade, Rachel Summers. Esta parte deve ter elementos dos quadrinhos Aventuras de Ciclope e Fênix (1994).
Apesar de não aparecer nessa no final do episódio, a vindoura saga de Wolverine deve apresentar outras importantes histórias da editora. Sem o adamantium após o ataque de Magneto, o herói deve seguir os passos das HQs Atrações Fatais. Sem o fator cura, ele segue uma jornada solitária até descobrir que tem garras ósseas, levando-o a diversos mistérios sobre a própria origem.
Nos quadrinhos, eventualmente ele recupera o adamantium após ser sequestrado por Apocalipse, que restaura seus poderes para utilizá-lo como um Cavaleiro. Além dele, ainda há Morfo e Tempestade que tiveram um destino não revelado.
Além dessas possibilidades, ainda existe a história principal da nova temporada indicada na cena pós-crédito do 10º episódio da primeira temporada de X-Men '97. Nela, é possível ver o Apocalipse visitando o estrago de Genosha dos dias atuais. Ele pega uma carta de baralho no chão deixada por Gambit e fala “tanta dor, meus filhos, tanta morte”.
Embora a curta cena possa parecer inofensiva, a presença do vilão nestes dois pontos da linha temporal já indica que o 2º ano terá uma forte presença do antagonista. O seu breve ato também sugere que o herói morto no 5º episódio possa retornar como um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que supostamente deve assumir o papel da Morte.
Ainda não há previsão de estreia para a nova temporada de X-Men '97.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!