Há meses do ano em que se torna impossível ficar de olho em novas séries. O acúmulo de propostas que têm o potencial de estar entre as melhores do ano faz com que algumas das mais ousadas e potencialmente interessantes acabem passando despercebidas.
Ela não caiu no esquecimento, mas o momento de sua estreia não foi um cenário fácil para Irma Vep se destacar. Essa minissérie desafiadora de Olivier Assayas para o streaming Max, que em oito episódios nos leva ao turbulento mundo dos filmes e séries na Europa, estrelou Alicia Vikander e foi uma experiência e tanto para aqueles que decidiram dar uma chance.
Somos apresentados à história de Mira, uma estrela de cinema americana nascida na Suécia que está no ponto mais baixo de sua carreira e também de sua vida pessoal depois de romper com seu parceiro. Ela quer mudar o rumo de sua carreira e se livrar do recente escândalo nos tabloides.
Mas sua vida muda quando ela chega à França para interpretar Irma Vep em uma versão do clássico do cinema mudo francês, Les Vampires. Tendo como pano de fundo um suspense policial assustador, Mira luta contra as diferenças entre ela e a personagem que interpreta, chegando a extremos de pura obsessão.
O criador e diretor Assayas abordou a HBO com essa minissérie baseada em seu próprio filme homônimo de 1996, um dos melhores daquela década, às vezes assumindo o papel de um remake direto e, em outras, de uma continuação espiritual. Um exercício de muitas camadas narrativas que seu trabalho original já possuía.
Movendo-se entre camadas
Com um pouco mais de humor autoconsciente, especialmente no papel do diretor obcecado em refazer um clássico, a série lança muitos dardos sobre o estado da indústria, sobre o cinema europeu e também sobre aqueles que se dedicam a fazer minisséries, mas só pensam nelas como filmes mais longos. Ela certamente não quer deixar uma única pessoa sem cabeça.
É algo que também corre o risco de ser um pouco demais, com muitas referências e apontando comportamentos que podem escapar ao espectador comum. Mas isso não muda o fato de que essa minissérie é algo inédito entre as séries que foram lançadas nos últimos anos e talvez mereça sua atenção.
Você pode assistir Irma Vep no serviço de streaming Max.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!