Por mais que Game of Thrones não consiga mais se libertar do estigma de não ter tido o final perfeito em 2019, o Casamento Vermelho continua sendo um dos as cenas mais impactantes na história televisiva. Fomos avisados pela morte de Ned Stark (Sean Bean) na primeira temporada apesar de ser o protagonista e os numerosos leitores de George R.R. Martin repetiam que "ainda não tínhamos visto nada", mas ninguém esperava: No nono episódio da terceira temporada, "As Chuvas de Castamere" (3x09), Game of Thrones destruiu dois importantes personagens principais – e mais alguns Starks – e, com eles, qualquer esperança de que o Norte pudesse colocar os Lannister no lugar.
Embora alvo de grandes elogios pela excepcional adaptação do momento bruto para a tela – lembre-se que Game of Thrones é a versão televisiva da saga de fantasia ainda inacabada de George R.R. Martin – a cena foi recebida com enorme impacto pelos milhões de fãs da série em todo o mundo e, em alguns casos, com grande indignação.
Essas reações, porém, não pegaram de surpresa o autor da história, George R.R. Martin, que basicamente reviveu o que já havia acontecido com ele 13 anos antes, com a publicação de "A Tormenta de Espadas", livro em que ele realizou o Casamento Vermelho, indignou muitos de seus leitores da saga As Crônicas de Gelo e Fogo.
Game of Thrones: Trecho do livro pode ter contado spoiler do Casamento Vermelho e você nem percebeuAssim como aconteceu em 2013, em 2000 houve muitos leitores que não aceitaram bem o golpe de Robb e Catelyn Stark serem assassinados em uma cela de prisão na casa de Frey. Naquela época não existiam redes sociais, mas isso não impediu que muitas delas lhe enviassem a mais absoluta indignação com o que ele havia feito. Martin, intimamente ligado à série de sucesso da HBO, não hesitou em relembrar aquela fase devido à comoção causada pelo famoso episódio do Casamento Vermelho quando foi transmitido.
"Gosto que minha ficção seja imprevisível. Gosto que haja um suspense considerável. Eu matei Ned no primeiro livro e isso chocou muita gente. Eu matei Ned porque todo mundo pensa que ele é o herói e que, claro, ele vai se meter em encrencas, mas de alguma forma ele vai conseguir sair deles. A próxima coisa previsível é pensar que seu filho mais velho vai se levantar e vingar seu pai. E todo mundo vai esperar isso. Então imediatamente [matar Robb] se tornou a próxima coisa que eu tive que fazer", explicou George R.R. Martin à Entertainment Weekly em 2013 sobre o que o levou a criar o Casamento Vermelho.
Mas só porque ele foi claro desde o início, não significa que foi nada fácil: "Essa foi a cena mais difícil que já tive que escrever. Já se passaram dois terços do livro, mas pulei quando cheguei a esse ponto. Então o livro inteiro estava pronto e ainda faltava aquele capítulo. Então eu escrevi. Foi como assassinar dois dos seus filhos", relembrou o autor.
Eu não me arrependo dela. É provavelmente a cena mais poderosa dos livros. Custou-me alguns leitores, mas me rendeu muitos mais
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!