Se você está entre os milhões de pessoas que se renderam a Fallout, a adaptação em série do famoso videogame da Bethesda, na estreia de sua 1ª temporada no Prime Video, é possível que em algum momento tenha passado pela sua cabeça a existência de Westworld, uma série com a qual a nova ficção em voga em 2024 tem certas semelhanças e uma conexão importante.
A série da HBO não é baseada em um videogame, mas é uma adaptação do filme Westworld - Onde Ninguém Tem Alma, de Michael Crichton, mas foi desenvolvida por Jonathan Nolan e Lisa Joy para o prestigiado canal pago, um conjunto criativo que também desempenhou um papel na série da Amazon: enquanto em Fallout Nolan e Joy atuam como produtores executivos e Jonathan Nolan também foi o diretor dos três primeiros episódios, em Westworld ambos atuaram como showrunners.
Além da conexão entre suas respectivas equipes, Westworld, embora a série tenha tomado um rumo ligeiramente diferente e se afastado do primeiro cenário, também fez uma verdadeira mágica ao combinar faroeste com ficção científica em sua 1ª temporada.
Assim como no filme de Critchon de 1973, a ação de Westworld se passa em uma cidade do oeste americano que, na verdade, é apenas mais um cenário para um parque de diversões futurista de última geração administrado pelo Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins): enquanto o local é recriado com perfeição, sem perder um único detalhe, as instalações são povoadas por androides cuja aparência física é exatamente igual à dos humanos e que podem interagir com os visitantes da maneira que desejarem.
A priori, a segurança do parque estabelece que não há possibilidade de os androides se tornarem conscientes e começarem a agir livremente, mas a Delos, a empresa que controla tudo, tem seus próprios interesses.
Exibida por quatro temporadas entre 2016 e 2022, Westworld estreou como a mais assistida da história da HBO desde True Detective, em 2014, e sua 1ª temporada também foi a mais assistida da história. Infelizmente, a série teve que ser encerrada em seu quarto ano, apesar de seus criadores terem planejado um quinto.
Altamente elogiada pelo público e pela crítica, é impossível não se render à natureza espetacular de Westworld, desde a qualidade de sua produção até o desempenho de seus atores e, é claro, sua história interessante e perfeitamente construída. Sem esquecer a impressionante música de Ramin Djawadi, compositor da trilha sonora de Game of Thrones.
Embora ao longo da série e com as mudanças de cenário seu elenco tenha mudado, os principais membros do elenco da 1ª temporada são Anthony Hopkins, Evan Rachel Wood, Ed Harris, James Marsden, Rodrigo Santoro, Jeffrey Wright e Thandie Newton.
Infelizmente, atualmente é impossível assistir a Westworld em qualquer plataforma de streaming. Depois de anunciar seu cancelamento, a HBO também a removeu de seu catálogo no streaming e, no momento, ela não é oferecida por nenhum outro serviço.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!