Atualmente, em primeiro lugar das séries mais assistidas entre os assinantes brasileiros da Netflix, Bebê Rena vem intrigando e traumatizando o público do famoso streaming por sua densa e bizarra história, baseada em fatos reais.
Dirigida e roteirizada pelo protagonista da série, o ator Richard Gadd vive o papel de Donny Dunn e traz um recorte de uma complexa experiência que sofreu após conhecer uma mulher e sobreviver à verdadeira obsessão de uma stalker. A situação o faz reviver outros traumas de seu passado, colocando ambos em uma relação de perigo.
Por que Martha sempre assina como se estivesse encaminhando os textos de um iPhone?
Jessica Gunning é a atriz responsável por interpretar a stalker Martha, uma mulher que, após ir ao bar em que Donny trabalha, inicia uma fixação que perdura por 4 anos. O ator, durante todos esses anos, teve que lidar com 350 horas de mensagens de voz, 744 tweets, 46 mensagens no Facebook, 106 páginas de cartas e 41.071 e-mails.
Além de mentir sobre sua vida pessoal e profissional, nos milhares de e-mails que enviava diariamente para Donny, Martha os assinava com a frase enviada do meu iPhone, onde, ainda no início da série, descobrimos que na verdade estão sendo enviados por um notebook.
A ação poderia até passar despercebida, mas a insistência da assinatura é perturbadora e comentada até mesmo pelo protagonista. Para compreender melhor esse detalhe, a Dra. Becky Spelman, psicóloga e fundadora da Private Therapy Clinic, comentou em uma entrevista à revista Glamour UK que a persistência desta ação está ligada diretamente à construção de um personagem que Martha criou para conquistar a afeição de Donny.
É altamente provável que Martha tenha escrito 'Enviado do meu iPhone' ao final das mensagens para criar uma percepção de status ou sofisticação. Ela pode ter acreditado que se associar à marca iPhone melhoraria sua imagem ou profissionalismo, e que isso aumentaria as chances de Donny achá-la atraente e desejável.
Ela ainda acrescenta: "Ao criar uma impressão favorável, construímos confiança e credibilidade nos relacionamentos. Inseguranças sobre autoestima ou medo de rejeição também podem ter levado Martha a tentar impressionar Donny dessa forma."
A ação, além de ser interpretada como um esforço de Martha para preservar uma certa identidade para si mesma, também indica problemas de saúde mental, como é visto ainda no primeiro episódio quando conta a Donny outros detalhes falsos sobre sua vida, como sua alegação de ser uma advogada ocupada, amiga e conselheira de importantes figuras políticas.
A psicóloga Dannielle Haig confirma essa observação em uma entrevista para o site LADbible: "A despedida não se trata tanto do dispositivo real, mas do que ele representa: um senso de pertencimento a uma classe profissional e a um mundo onde ela era respeitada e bem-sucedida."
"É uma tentativa de projetar uma imagem de estabilidade e normalidade em contraste com sua vida atual", finaliza a psicóloga.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!