Duas produções sobre crimes reais vem se destacando na Netflix nos últimos dias: Bebê Rena e o inesperado fenômeno espanhol O Caso Asunta, minissérie de seis episódios que narra o caso do assassinato de Asunta Basterra Portouma, de 12 anos, em 2013.
Após o corpo de Asunta ser encontrado nas proximidades da casa de campo da família, a investigação conduzida pela polícia apontou seus pais adotivos, Rosario Porto e Alfonso Basterra, como culpados. O casal foi condenado à prisão pelo crime, mas, até hoje, nenhum deles admitiu ter qualquer envolvimento no assassinato.
O Caso Asunta: O que aconteceu com Rosario Porto e Alfonso Basterra?
Antes do caso, Rosario e Alfonso já estavam passando por um divórcio conturbado. Com a sentença, os dois foram definitivamente separados: Rosario, apontada como a principal responsável pelo crime, foi presa em 2015 e passou por três presídios diferentes em Teixeiro, Ávila e Pontevedra.
Em todas as prisões, Rosario esteve em programas anti-suicídio. Ela tentou tirar a própria vida duas vezes, em 2017 e 2018, mas foi resgatada por funcionários. Em 2020, porém, Rosario foi encontrada dentro de sua cela após se enforcar.
Alfonso também foi preso em Teixeiro, onde cumpre sua pena desde 2015. Ele tentou conseguiur mais liberdade diversas vezes, mas todos os pedidos foram negados. Em 2017, Alfonso enviou uma carta aos produtores de um documentário sobre o caso (via El Correo Gallego) que incluía o trecho: "Quando recuperar a liberdade, tenho a firme intenção de desaparecer, ninguém mais terá notícias minhas, nem Rosario Porto."
Os seis episódios de O Caso Asunta estão disponíveis na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!