O ano de 2024 tem apresentado uma divertida controvérsia no mundo das adaptações de quadrinhos: enquanto se fala exaustivamente sobre a fadiga das séries de super-heróis, existem algumas produções que refutam completamente essa ideia pelo alto nível de qualidade.
X-Men '97 e Invencível são dois desses projetos que mostram um respiro muito bem-vindo dentro desse universo de histórias baseadas em HQs - e calma, não é preciso esquecê-las completamente, já que são duas obras-primas contemporâneas. No entanto, há espaço para mais.
“Sempre serão uma alegoria sobre preconceitos”: Mais de 30 anos depois da série original, diretor de X-Men ‘97 explica relevância dos mutantes da Marvel na atualidade (Entrevista)Parte de um desenvolvimento tortuoso, com injustos cancelamentos e aliviantes resgates, Justiça Jovem é uma atração que está no mesmo patamar das séries citadas. Inclusive, enquanto era exibida sempre teve tramas e roteiros bem mais robustos do que os filmes que chegaram aos cinemas na mesma época.
Com o retorno da série ao catálogo da Netflix, com adição da 3ª temporada antes inédita na plataforma, esta é a oportunidade perfeita para conhecer um outro lado da DC Comics. Um pouco distante do que é visto regularmente nas telonas, a narrativa é estrelada pela equipe de jovens super-heróis da editora, mas com o direito de participações especiais de todo o universo dos quadrinhos.
Sucesso de X-Men '97 pode levar Marvel para outro universo além do MCUDesta forma, já é possível desfrutar de três das quatro temporadas da excelente série animada, restando apenas a 4ª temporada, disponível exclusivamente no catálogo da Max por enquanto.
Justiça Jovem
Apesar de levar o título do grupo criado por Todd DeZago e Todd Nauck, esta não é tanto a adaptação do referido grupo, mas uma espécie de mixagens com os Jovens Titãs. A premissa é basicamente pegar reunir diversos super-heróis adolescentes enquanto eles tentam se emancipar de seus colegas adultos e provar que estão prontos para as reais batalhas.
Na primeira temporada, a equipe é formada por Dick Grayson (Robin), Wally West (Kid Flash), Kaldur'ahm (Aqualad, criado para a ocasião) M'gann M'orzz, (Miss Marte) , Artemis Crock e Roy Harper (Speedy) e Zatanna. Um grupo que começou a realizar missões secretas onde “os mais velhos” não conseguiam chegar.
Homem-Aranha e Batman aparecem em Invencível? Episódio final da 2ª temporada tem participações BEM inusitadasCriado por Brandon Vietti e Greg Weisman, o projeto surgiu no momento em que a DC estava desenvolvendo uma série do Asa Noturna que acabou não se concretizando. Assim, a empresa colocou seus esforços nessa adaptação que tirou um certo espírito tanto dos palcos dos anos oitenta como dos contemporâneos.
Embora tenha um início morno, a série não demora para colocar todas as suas engrenagens para trabalhar. Além da ação bem desenvolvida e do estilo de animação que recebe as influências citadas e um pouco de influência da agilidade dos animes contemporâneos, a trama aborda de relações familiares conturbadas e tramas políticas bem embasadas. Há espaço para drama e humor em constante equilíbrio.
Durante essas 3 temporadas disponíveis na Netflix, ainda existe um paralelo com as aventuras mutantes de X-Men ‘97, já que existem batalhas por aceitação e uma luta constante pela existência desses heróis que, apesar de jovens, enfrentam questões muito desafiadoras. Não há receio em matar personagens para que a história tenha seu devido peso. Alguns entram e vão embora, enquanto outros passam períodos distantes e retornam aos holofotes durante os diferentes arcos.
Para quem gosta de super-heróis, Justiça Jovem é, sem sombra de dúvidas, uma atração indispensável.
*Conteúdo global AdoroCinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!