Os amantes de true crime podem encontrar uma nova produção empolgante na Netflix: O Caso Asunta conta a história de um assassinato chocante que abalou a Espanha em 2013. A minissérie de seis episódios foi criada por Ramón Campos, que, em 2017, também conduziu Lo que la verdad esconde: El caso Asunta (Operación Nenúfar), série documental sobre o caso.
A nova trama é baseada na história real do assassinato de Asunta Basterra Porto, que tinha 12 anos quando foi encontrada sem vida em uma floresta em Santiago de Compostela. Horas antes, os pais de Asunta, Alfonso Basterra (Tristán Ulloa) e Rosario Porto (Candela Peña), haviam reportado o desaparecimento da garota às autoridades.
Pais de Asunta foram presos pelo crime
Alfonso trabalhava como jornalista econômico e Rosario era advogada e cônsul honorária da França. O casal decidiu adotar Asunta - que nasceu na China - em 2001. Por anos, a família manteve uma ótimas reputação, e parecia levar uma vida perfeita - mas tudo iria mudar em 2013.
Com a descoberta do corpo da garota, as investigações acabaram apontando Alfonso e Rosario como os principais suspeitos do crime - hipótese fortalecida cada vez mais pelos depoimentos inconsistentes do casal. A polícia também descobriu que os dois estavam passando por um divórcio conturbado, com Rosario sofrendo um colapso nervoso após perder os pais.
Não vamos dar detalhes - vale a pena conferir tudo na minissérie -, mas, para resumir, os pais de Asunta foram presos pelo assassinato. Entretanto, suas verdadeiras motivações permanecem um mistério até hoje. Em entrevista ao SensaCine, Tristán, intérprete de Alfonso, disse:
Nunca saberemos exatamente o que aconteceu. Isso é o que penso, e acho que não é um caso resolvido
Os seis episódios de O Caso Asunta já estão disponíveis na Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!