O gênero faroeste claramente teve seu apogeu há muitas décadas, estabelecendo um tipo de narrativa e códigos estéticos que até mesmo aqueles que não viram um filme inteiro podem reconhecer. Alguns acreditam que o gênero não pode se mover muito a partir daí, mas alguns encontraram maneiras de levá-lo a um novo território.
Um desses caminhos tem sido a televisão, onde temos desfrutado de surpresas como Godless. A minissérie criada, escrita e dirigida por Scott Frank (que mais tarde faria o fenômeno O Gambito da Rainha) tem sete episódios poderosos e sensacionais na Netflix, com um elenco que inclui Jack O'Connell, Michelle Dockery e Jeff Daniels.
Em 1884, o xerife John Cook e seu grupo, no rastro do famoso fora da lei Frank Griffin e sua gangue, chegam à cidade mineira de Creede, no Colorado. Eles descobrem que todos na cidade foram mortos, exceto uma jovem, em um acidente de trem nos arredores da cidade. A partir da jovem, Cook deduz que o acidente foi obra da gangue de Frank e que Roy Goode, um ex-membro da gangue, roubou o dinheiro que a gangue havia levado do trem.
Enquanto isso, Roy procura ajuda no rancho de Alice Fletcher, nos arredores de La Belle, Novo México, gravemente ferido. Cook chega a La Belle, uma cidade de maioria feminina depois que quase todos os homens morreram em um acidente de mineração. Ele as avisa que a gangue de Frank pode ser a próxima a chegar a La Belle.
Frank faz aqui um de seus primeiros empreendimentos notáveis na televisão, depois de ter passado grande parte do século fazendo trabalhos notáveis em Hollywood (assinando o roteiro ou polindo parte dele sem receber crédito). A ideia de Godless tomou forma em 2004, originalmente como um filme, mas ninguém se interessou porque o faroeste estava fora de moda.
Um novo terreno
Mas então surgiram sugestões para transformá-la em uma série, com muitas plataformas buscando novos conteúdos, independentemente de serem muito experimentais ou arriscados. Frank aproveitou o momento e expandiu suas habilidades como cineasta, produzindo cada episódio com um trabalho primoroso.
O criador também desenvolveu um novo ponto de vista para o gênero, oferecendo personagens femininas que povoam esses terrenos e esses códigos de uma forma refrescante. Frank nos mostra a verdadeira natureza selvagem do velho oeste e cria uma produção que permanece entre as melhores da plataforma.
Você pode assistir Godless na Netflix.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!