Não é nenhuma novidade para os fãs de terror que Stephen King odeia a adaptação de O Iluminado (1980) feita por Stanley Kubrick – mesmo que ela seja considerada um clássico do cinema. Mas você sabia que King ficou tão insatisfeito com o filme estrelado por Jack Nicholson que ele mesmo desenvolveu uma minissérie inspirada em seu famoso livro?
Um dos principais motivos para Stephen King não ter gostado da adaptação de Stanley Kubrick é que o diretor não teria conseguido capturar a essência da história. Um rascunho original do roteiro havia sido escrito por King, mas foi recusado por Kubrick, que escreveu a história em colaboração com Diane Johnson, deixando o autor do livro decepcionado.
Por que Stanley Kubrick mudou o final original de O Iluminado escrito por Stephen King?Minissérie de O Iluminado foi escrita por Stephen King após filme de Stanley Kubrick
Depois de ter ficado frustrado com o resultado do filme, Stephen King escreveu o roteiro de uma adaptação de O Iluminado como minissérie para a televisão em 1997.
Escrita e produzida pelo próprio King, a minissérie The Shining foi exibida originalmente pela ABC com três episódios e teve direção de Mick Garris, que já havia colaborado com o mestre do terror no filme Sonâmbulos (1992) e comandou outras adaptações de obras dele, como é o caso das minisséries A Dança da Morte (1994) e Saco de Ossos (2011).
No elenco, Steven Weber foi escalado como Jack Torrance, papel que ficou eternizado na assustadora interpretação de Jack Nicholson no filme de Kubrick, e temos Rebecca De Mornay como Wendy, Courtland Mead e Wil Horneff como Danny Torrance e Melvin Van Peebles como Dick Hallorann – além de uma participação especial do King.
Aprovada? Esta é uma das poucas adaptações cinematográficas de Stephen King que o escritor adoraQuando foi lançada em 1997, a minissérie de O Iluminado foi um sucesso de audiência e teve boa recepção da crítica especializada, especialmente pela fidelidade com o romance de Stephen King – tanto que conquistou dois Primetime Emmy. O problema é que a produção não envelheceu tão bem quando foi revisitada anos depois, ainda mais quando comparada com o clássico que se tornou o filme de Stanley Kubrick, e caiu no conceito dos críticos. Hoje ela é um tanto quanto esquecida e tem avaliação 61/100 no Metacritic.
A minissérie de O Iluminado está disponível no streaming Darkflix+, enquanto o clássico filme do Kubrick pode ser assistido no catálogo da Max ou plataformas digitais.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!