A ideia de trazer novas aventuras de uma das animações mais populares dos mutantes da Marvel gerou uma onda de expectativas muito grande na audiência. Anos após o anúncio de X-Men '97, a série tem se mostrado como um dos maiores acertos do estúdio comandado por Kevin Feige em muitos anos - principalmente em um momento em que a saturação das produções de heróis está em evidência.
Com episódios de aproximadamente 30 minutos e a combinação da estética dos anos 1990 com traços gráficos atuais, a série tem se tornado um dos projetos mais populares do catálogo do Disney+. O sucesso corresponde não apenas a novas temporadas - o 2º ano já está confirmado -, como também a outras possibilidades no audiovisual, como um longa-metragem.
Em entrevista ao Inverse, o diretor Chase Conley abordou a possibilidade de criar um filme para essa versão dos Filhos do Átomo. “Em primeiro lugar, seria um golpe certeiro”, disse Conley ao Inverse . “Acho que isso seria absolutamente algo que o público gostaria de ver e do qual gostaríamos de fazer parte”, disse ele. “Com a animação, quanto mais tempo e dinheiro conseguirmos, melhor será. Isso é apenas um fato.”
A diretora Emi Yonemura vai além ao citar dois projetos que estão na onda da reformulação criativa e estética das animações atuais. “Parece que já estamos fazendo animações e eventos em nível de filme”, refletiu a cineasta. “Mas só para ter esse orçamento e tempo para torná-lo um filme completo e fazer o que o Aranhaverso e o recente filme animado das Tartarugas fizeram...”
“Sempre serão uma alegoria sobre preconceitos”: Mais de 30 anos depois da série original, diretor de X-Men ‘97 explica relevância dos mutantes da Marvel na atualidade (Entrevista)Yonemura ainda falou sobre as influências da nova atração da Marvel, citando "a animação japonesa dos anos 1980 e 1990", como Akira e Ghost in the Shell. Enquanto isso, Jake Castorena faz uma referência à Community e explica como isso poderia acontecer:
“Acho que eu e toda a equipe adoraríamos continuar fazendo isso. Sete temporadas e um filme", disse. “Se o amor e a demanda dos fãs existirem, e a Marvel quiser nos deixar fazer isso, seria ótimo trazer esses X-Men, esses personagens, esse estilo e esse trabalho para a tela”.
X-Men '97 já tem seis episódios disponíveis no Disney+. Com mais quatro capítulos inéditos, a exibição semanal acontece sempre às quartas-feiras.